domingo, 9 de novembro de 2014

Especial Natal – Prato Principal

Todo mundo tem uma receita de peru, tender ou pernil clássica no seu Natal, certo? Também tenho e graças a Nigella descobri uma receita diferente e ao mesmo tempo prática e saborosa.

O Natal vem chegando e resolvi fazer uma receita superaprovada em casa. Na receita está como presunto, mas pode usar o nosso tender bolinha. Essa receita fiz em época de vacas magras e virou um queridinho da família.

E no programa “Nigella Bites”, a inglesa disse: “Você nunca mais vai querer colocar vinho no presunto”. Dito e feito, a Coca-Cola além de amaciar muito mais, dá um docinho impressionante.  Ah! Outra coisa! Não tire o couro se usar o tender bolinha, só faça os losangos e coloque os cravos.

A Nigella descobriu esta receita quando pesquisava sobre comida do Sul dos Estados Unidos. E claro que ela mudou algumas coisinhas, como sempre. O livro da Nigella será meio complicado de achar, mais valerá muito a pena.

Receitas boas, práticas e saborosas. Espero que gostem de um pedacinho do Natal da minha casa em sua mesa!

principal natal 3

 

Presunto na Coca-Cola

 

Esta receita já saiu no meu livro How to Eat, e volto aqui com algumas mexidas (porque não é de meu feitio deixar as coisas quietas). Não vou pedir desculpas por apresenta-la outra vez, porque a acho excelente e digna de todas as recomendações. Quando preparei pela primeira vez, foi quase como uma brincadeira. Já tinha ouvido falar sobre a tradição culinária do Sul Profundo dos Estados Unidos, mas honestamente, não esperava que fosse tão gostosa. Na verdade, é magnífica, e todos os que provam viram convertidos.

Mas, se pensar bem, não é surpreendente que seja tão boa: o líquido doce e borbulhante lhe incute o espirito do churrasco. Tenho que forçar a mim mesma sempre que vou fazer presunto de outra forma agora. E não me preocupo com a cobertura, deixando-o mais um pouco na Coca-Cola.

O licor, ao mesmo tempo doce e salgado, que este prato deixa na panela onde foi preparado se transforma na base mais fabulosa sopa de feijão-preto.

Só uma coisa: nem pense em usar Coca diet – é a comum ou nada.

Ingredientes:

1 presunto tender de 2 kg

1 cebola descascada e cortada pela metadeprincipal natal

1 garrafa de 2 litros de Coca-Cola

Para a cobertura:

Um punhado de cravo-da-índia

1 colher (sopa) de melado escuro

2 colheres (chá) de pó de mostarda inglês

2 colheres (sopa) de açúcar demerara

Modo de preparo:

O presunto tender em geral não precisa ser deixado de molho. Mas, se tiver motivos para achar que o seu está muito salgado, coloque-o em uma panela, cubra com água fria, afervente, despeje em um escorredor de pia e continue por aqui: ponha o presunto em uma panela, com o couro para baixo, junte a cebola e despeje a Coca-Cola. Depois que ferver, baixe o fogo, coloque a tampa, mas não muito fechada, e deixe cozinhar por um pouco menos de duas horas e meia. Se o presunto for maior ou menor que o indicado, ajuste o tempo, calculando uma hora para cada quilo, lembrando que mais tarde ele ainda vai passar rapidamente pelo forno. Outra coisa: se o presunto estiver na geladeira até a hora de cozinhar, deixe uns 15 minutos a mais no fogo, para que fique bem cozido por dentro.

Enquanto isso, preaqueça o forno a 240 graus.

Quando o presunto estiver pronto, tire-o da panela (NÃO jogue fora a água do cozimento) e deixe esfriar um pouco para poder trabalhar melhor (ou deixe esfriar completamente para retomar o preparo mais tarde, se preferir). Tire o couro, deixando uma camada fina de gordura. Com uma faca bem afinada, corte losangos relativamente grandes na gordura e ponha cravo no centro de cada losango. Espalhe cuidadosamente o melado sobre a superfície do presunto, tomando cuidado principal natal 2 para não tirar os cravos do lugar. Ainda com cuidado, espalhe o pó de mostarda e o açúcar sobre a gordura. Forre uma assadeira com papel-alumínio, coloque o presunto e asse por dez minutos ou até que sua superfície fique tostada e borbulhante.

Se resolveu deixar o presunto esfriar completamente depois de cozido, ponha os cravos, espalhe a cobertura e deixe no forno a 180 graus por 30 a 40 minutos, a partir da temperatura ambiente, aumentando o calor perto do fim se achar necessário.

O prato é fabuloso servido de qualquer maneira, mas o dourado pudim salgado de milho verde, é um acompanhamento perfeito, ao estilo do sul dos Estados Unidos.

Serve 8 porções.

 

Avaliação da Receita: Um truque:  pincele o melado no tender, coloque o açúcar e a mostarda e depois regue o melado de novo. Se não fizer, corre o risco do tender ressecar.  Se fizer exatamente como descrito na receita, o açúcar demora muito para caramelizar. Suculento e vale muito fazer.

 

ooh de casa Toalha e enfeites - Ôoh de Casa!
Rua Fradique Coutinho, 899 - Vila Madalena, São Paulo - SP, 05426-011
(11) 3815-1786
www.oohdecasa.com.br/

nigella NIGELLA BITES
AS RECEITAS PREFERIDAS DA CHEF INGLESA
Autor: LAWSON, NIGELLA
Tradutor: FERNANDES, MARIO LEITE
Fotógrafo: YORKE, FRANCESCA
Idioma: PORTUGUES
Editora: EDIOURO EDITORA - RJ
Assunto: CULINÁRIA
ISBN: 8500330554
ISBN-13: 9788500330551

Nenhum comentário: