A grande vencedora foi Erika Munerato Ambrosio Ferreira, com seu delicioso Risoto de Shitake. Erika é descendente de família italiana, na qual a vida gira em torno de uma mesa farta, e apaixonada por culinária. Desde a infância, a curiosidade a impulsionou a experimentar, desenvolver e aprimorar receitas de família.
Ao chegar à casa de nossa vencedora, Erika contou de seu próximo evento onde fará uma polenta e um brigadeiro de cerveja. No seu falar rápido se sentia sua paixão pela comida. Conversamos um pouco e ela falou de como será fazer polenta para várias pessoas, embalada pelo seu conhecimento com doces gourmets.
Esse olhar atento somado às experiências pelo mundo foi responsável pela vocação que conquista cada vez mais espaço em sua vida. O hobby tornou-se trabalho e a paixão deu vida ao Erika Munerato Gourmet Design, dedicado à produção de bolos, doces, tortas e pratos que encantam a visão e surpreendem o paladar.
Risoto de Shitake
Rendimento: 4 pessoas
Ingredientes:
1 cebola cortada em cubos
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 xícara de vinho branco de boa qualidade
1,5 litros de caldo de legumes
100 gr de manteiga sem sal
100 gr de parmesão ralado
100 gr de shitake (pode ser fresco ou o seco hidratado)
Sal e pimenta do reino moída na hora
Modo de preparo:
Shitake:
Se usar o shitake seco: para a hidratação ferva 1,5 litro de água. Retire do fogo e em uma travessa coloque o shitake e cubra com a água fervendo, deixe descansar por 30 minutos. Após esse tempo coe a água e reserve. Pique os shitakes em pedaços a seu gosto.
Se usar o shitake fresco: em uma frigideira coloque um fio de azeite e salteie o shitake por 1 minuto, retire da frigideira e reserve.
Risoto:
Esquente uma panela grande, adicione o azeite e a cebola, deixe a cebola suar. Quando estiver translúcida adicione o arroz e mexa bem. Adicione o vinho e deixe reduzir. Quando todo o vinho já tiver evaporado comece a acrescentar o caldo de legumes aos poucos mexendo sempre. Se gostar de um risoto mais escuro alterne o caldo de legumes com o caldo do shitake.
O arroz precisa ficar ao dente, não deve cozinhar muito.
Quando estiver próximo ao ponto, adicione o shitake.
Continue adicionando o caldo. Quando estiver no ponto desejado, acrescente a manteiga, o parmesão, acertar o sal e a pimenta do reino.
Servir imediatamente.
Erika Munerato Gourmet Design
www.erikamunerato.com.br
Erika também escreve o Blog Experimentações onde cria e reproduz receitas e dá dicas (www.erikamunerato.wordpress.com).
Nenhum comentário:
Postar um comentário