sexta-feira, 9 de maio de 2014

RECEITAS PARA ADOÇAR O DIA

 

O bolinho da moda, o famoso cupcake, pode ser encontrado em uma loja muito conhecida a Hummingbirds, em Londres. É dela o livro “Receitas para Adoçar o Dia”. Por que ele foi escolhido? Eu e Vanessa tivemos um mês muito intenso. Enquanto frequentava os cursos de culinária para aprender o desde básico até cozinha japonesa, a Van aprendia francês em Paris. Voltamos com a “corda toda” e prontas para vocês se divertirem ainda mais na cozinha. Resolvemos então brincar com cupcakes. Desta vez com os doces da Hummingbird, uma doceria famosa em Londres e que também tem uma filial em Dubai. Hummingbird é beija-flor em inglês e também o slogan da loja. O livro está dividido em datas comemorativas como Dia dos Namorados, Fim de Semana de Primavera, Dia das Bruxas e Natal. O livro não é muito dificil, talvez um ingrediente ou outro seja difícil de achar, de resto tudo muito simples. Penei um pouquinho para achar o tal chá Earl Grey, mais se você tiver um Empório chicoso perto da sua casa você terá grandes chances. Vale a brincadeira e fazer cupcake é sempre divertido! Vamos por a mão na massa?

earl grey

Cupcake de Earl Grey

Essa criação faz parte da nossa linha de sabores baseados em bebidas quentes. O chá earl grey tem um delicioso toque de tangerina, que confere aos bolinhos um sabor delicado. Use também outros chás de ervas e frutas (variação abaixo).

12-16 unidades

MASSA

3 saquinhos de chá earl grey

3 colheres (sopa) de agua ferventeearl grey2

80 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

280 g de açúcar

240 g de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

¼ de colher (chá) de sal

2 ovos grandes

200 ml de leite

COBERTURA

50 ml de leite

500 g de açúcar de confeiteiro

160 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 ou 2 formas para 12 muffins

12-16 forminhas de papel

1. Coloque os saquinhos de chá na agua fervente e deixe em infusão por 30 minutos.

2. Preaqueça o forno a 190 º C e coloque forminhas de papel nas cavidades da forma. Na batedeira em velocidade baixa, misture a manteiga, o açúcar, a farinha, o fermento e o sal até obter uma farofa.

3. Bata à mão, os ovos e o leite. Adicione o chá, espremendo bem os saquinhos para extrair o máximo de liquido – reserve-os para fazer a cobertura.

4. Despeje três quartos do preparado do liquido na farofa e misture em velocidade baixa. Em velocidade media, bata até a massa ficar uniforme e espessa. Raspe a lateral da tigela, acrescente o restante do liquido e bata até homogeneizar a massa.

5. Encha as forminhas até dois terços da sua capacidade. Se sobrar massa, use a segunda forma. Asse por 18-20 minutos, até os cupcakes crescerem e estarem firmes ao toque. Espere alguns minutos antes de transferir para uma grade. Deixe esfriar antes de colocar cobertura.

6. Para a cobertura, deixe os saquinhos de chá usados em infusão no leite por 30 minutos. Retire os saquinhos e esprema-os bem para extrair todo o sabor.

7. Na batedeira em velocidade baixa, misture o açúcar de confeiteiro com a manteiga até alcançar uma consistência arenosa. Adicione o leite com chá e incorpore-o em velocidade baixa; aumente a velocidade e bata até obter um creme macio e fofo.

8. Espalhe a cobertura sobre os cupcakes frios, alisando e formando uma espiral com o auxilio de uma espátula.·.

VARIAÇÃO

Cupcake de chá de hortelã: siga as instruções acima, substituindo a mesma quantidade de earl grey por chá de hortelã.

Cupcake de chá de frutas: siga as instruções acima, usando o chá que preferir (como os de frutas vermelhas, morango ou framboesa). Para decorar, coloque sobre a cobertura frutas vermelhas frescas ou fatias de morango.

Avaliação da Receita: O cupcake na hora de assar ficou muito pequeno e saiu da forma, mais a receita não era convencional. O açúcar de confeiteiro sempre deixando o cupcake digno. E a medida do chá Earl Grey ficou bem pronunciado, porém suave.

adoçarRECEITAS PARA ADOÇAR O DIA
Autor: MALOUF, TAREK
Tradutor: BOLDRINI, LUCIA
Idioma: PORTUGUES
Editora: PUBLIFOLHA EDITORA
Assunto: CULINÁRIA
ISBN: 8579144760
ISBN-13: 9788579144769

Nenhum comentário: