terça-feira, 22 de abril de 2014

RECEITAS DE TERRA E MAR

 

O fantástico “Receitas de Terra e Mar” lembra aqueles livros da Ofélia, sem fotos, mais com conhecimento milenar. Nicia Maria Dantas é uma baiana revolucionária para época. Ingressou na primeira turma de jornalismo da Bahia, porém não se formou e foi morar nos Estados Unidos. Em seguida com o casamento e os filhos deixou o jornalismo de lado, mais nunca deixou de trabalhar fora. A obra de Nicia traz algo que faz muita falta nos livros de culinária atual: o cozinhar com memória emocional.

Surpreendi com a receita de Camarão com Maçã, uma das melhores que já fiz. E quando você corre suas páginas, irá sentir como se sua avó te contasse segredos de família.

camarão4

Camarão com Maçã

Ingredientes:

· 1,5 kg de camarões grandes limpos

· Sal e pimenta-do-reino a gostocamarão2

· Suco de 1 limão

· Ramos de salsa e coentro

· 2 colheres de sopa rasas de manteiga

· 3 colheres de sopa de azeite de oliva

· 1 cebola média ralada

· 6 tomates picados, sem pele e sem sementes

· 4 maçãs grandes descascadas e cortadas em cubinhos

· 500 ml de creme de leite fresco

· 1 colher de sopa de mostarda em pasta

· 4 colheres de sopa de conhaque

· 1 colher de chá de amido de milho (ou farinha de trigo) passada na peneira

· Arroz cozido para acompanhar

Modo de Fazer:

Tempere os camarões com o sal, a pimenta, o suco de limão e alguns ramos de salsa e coentro. Deixe repousar por uma hora. Numa panela, refogue a cebola e os tomates na manteiga junto com o azeite. Acrescente os camarões e as maçãs e cozinhe com a panela tampada, em fogo brando, até a maçã e os camarões ficarem macios. Adicione o creme de leite, a mostarda, o conhaque e o amido de milho (se necessário, coloque mais sal e pimenta). Cozinhe, misturando bem, e deixe ferver por 3 a 4 minutos. Retire e sirva em seguida com o arroz branco.

Rendimento: 8 pessoas

camarão3

Avaliação da Receita: Um dos melhores camarões que já experimentei. Para essa receita, usei Mostarda Dijon que mescla com o doce da maçã e fez toda a diferença. Você pode optar por colocar mais farinha de trigo para engrossar mais. E marinar com o coentro também diferenciou muito o sabor.


42200328RECEITAS DE TERRA E MAR
Coleção: ALIMENTE-SE BEM
Autor: DANTAS, NICIA MARIA
Idioma: PORTUGUES
Editora: SESI-SP EDITORA
Assunto: GASTRONOMIA
ISBN: 8582051964
ISBN-13: 9788582051962

Nenhum comentário: