quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Dois na Cozinha

 

A modéstia carrega as próprias regras, eu acredito, e por isso inúmeras vezes eu tentei explicar a Lillian que alguém que se propõe a nadar sem roupas não se protege com uma toalha antes de se despir. “Você não entende”, era o que ela apenas respondia, camuflada pela toalha durante cinco, dez minutos, até emergir, nuérrima, e caminhar altivamente ondas adentro. Todos ao redor dela, gente pelada que se sentava ou se deitava na praia, examinava a operação com rara curiosidade.

Um piquenique numa praia de nudismo é realmente uma ocorrência especial, e nem todo mundo está preparado para o cenário. Você precisa arranjar as coisas com extrema cautela, examinar detidamente os lugares em que se acomodará. Além disso, é necessário saber que certos gostos se aperfeiçoam à luz do sol, na brisa salgada, diante do aroma de iodo que vem do oceano – sem falar nos gostos que pioram e se depreciam sobre a areia.

“Nunca ouviu falar de Dois na Cozinha? É um livro que Lilliam Hellman e Peter Feibleman comentam sobre a vida e dão receitinha.” Foi o que disse um cliente meu a tempos atrás. E eu fiquei com aquilo na cabeça. Depois de atender tantos clientes comentando bons livros de crônicas e história da alimentação, não me contive e comprei este livro num sebo. E que descoberta que eu fiz! O livro é um retrato sociogastronômico dos Estados Unidos em 1984, o ano que foi feito.

Vamos aos autores: Lillian Hellman, escritora e crítica, escreveu para New York Herald Tribune e se tornou famosa com a peça “The Children's Hour”, onde fala de uma falsa acusação de homossexualismo entre duas professoras. Seu livro de memórias “Pentimento: Um Livro de Retratos” virou um filme de sucesso com o título “Júlia” dirigido por Fred Zinnemann, em 1977, com Jane Fonda, Vanessa Redgrave e Jason Robards no elenco.

Peter Feibleman foi autor e roteirista. Sua primeira obra literária é “Um Lugar Sem Crepúsculo”. Recebeu um prêmio Guggenheim em 1960 e um prêmio Golden Pen Award no ano de 1983. Além de escrever a série “Columbo” com Peter Falk no papel título.

“Dois na Cozinha” é dividido em duas partes ‘À moda de LH’ e ’À moda de PF’. Lillian, com sua visão peculiar, comenta sobre receber visitas, suas brigas com Peter e experimentar novos restaurantes. As receitas de Hellman têm uma pegada vintage, quando relata como cozinhar uma lagosta viva. Já Peter chega a explicar certas coisas, como a diferença da cozinha Creole (colonizadores, a grande maioria descendente de franceses e espanhóis, porém mais aristocrática) e Cajun (imigrantes de Nova Escócia do Canadá que dominaram Louisiana do Sul, portanto mais rural e pungente). Além de comentar atitudes peculiares como quando Peter serve Lillian com pratos ibéricos dizendo ser francês e quando faz um prato português diz ser uma criação dele.

É um livro gostoso e completamente sensorial. Na parte que Peter e Lillian, ambos de New Orleans, comentam cada um em seu capítulo a cozinha de sua terra natal, sentimos o farfalhar das ondas, os caranguejos vivos, o cheiro de um Gumbo ou de um bom Jambalaya (descrito por Peter como a Paella de New Orleans). Também fala de compaixão, como quando Peter conversa com Lillian, que está com glaucoma, num fim de tarde, apenas olha seu amigo e fala “Vamos conversar sobre comida…” Ou o sentido da vida para Feibleman, em Martha’s Vineyard, marinando carne, acendendo brasas para churrasqueira e tomando um bom Bordeaux com Hellman. Enfim, um livro que fala do viver com cheiro e sabor.

Depois da primeira cirurgia, Lillian contrabandeou um saleiro para dentro do hospital e escondeu debaixo do colchão. Logo depois, me deixaram conduzi-la novamente a um jantar ocasional num restaurante. Ao fim de dois meses ficou claro que a expectativa de uma refeição decente, para aquela paciente em particular, fazia bem a ela, mesmo quando a paciente não conseguia engolir direito a sua comida.

Menu para um Paciente de Hospital

Fettuccine com Mariscos e Cogumelos

Ingredientes para quatro pessoas

400 Gr de fettuccine

1,2 kg de mariscos, bem limpos, escovados e livres de seus bigodes

1 xicara de vinho branco seco007

1 xicara de agua

1 cebolinha verde, picadinha

2 xicara de cogumelos brancos em fatias

4 colheres de mesa de manteiga

1 xicara de creme de leite

½ xicara de salsinha picada

Sal

Pimenta-do-reino

Modo de fazer Abafar os mariscos. Cobrir com vinho e a agua. Cozinhá-los lentamente até que todos se abram. Escorrer. Reservar o liquido todo. Deixar que esfrie. Derreter a manteiga e nela amolecer a cebolinha e os cogumelos. Temperar suavemente com sal e pimenta-do-reino. Cozinhar os cogumelos até que amaciem bem. No entretempo, colher os mariscos de suas cascas e colocar a agua da massa para ferver. Quando os cogumelos começarem a soltar liquido, adicionar uma xicara de caldo de mariscos e o creme de leite. Misturar à massa cozida al dente e bem escorrida. Polvilhar com a salsinha e servir numa travessa quente.

dois na cozinhaDOIS NA COZINHA
Formato: Livro
Autor: HELLMAN, LILLIAN
Editora: PAZ E TERRA
Assunto: CULINÁRIA
Edição: 1ª
Ano de Lançamento: 1984

Nenhum comentário: