segunda-feira, 13 de abril de 2015

DELICIAS VINTAGE

 

Victoria Glass escreveu este livro fofo de Delícias Vintage, baseado em suas próprias lembranças como os Crumbles em que colhia amoras com as irmãs e as guardava no guarda-chuva, o pão de ló branco como o primeiro bolo e sua expectativa em fazê-lo. Agora minha experiência: fiz o bolo num domingo para montar na quarta. O deixei fechado num pano de prato. Em seguida tive uma aula de bolos com a magnífica chef Helena Jang e a bombardeie de perguntas. Algo que aprendi foi: misturar a farinha separadamente, pois o bolo pede fofura, esponja, glúten quem pede é pão. Convidei uns amigos que adoraram bolos como João Elias de Brito, um grande ilustrador e Cléu Sampaio que costura lindos aventais, para saborear essa receita.

Delicias Vintage (4)

 

Bolo Devil’s Food

Meu toque pessoal diabolicamente quente neste clássico americano é enriquecê-lo com sabor intenso do cacau e da pimenta bem picada. Se desejar, você pode diminuir a ardência e deixa-las fora do preparo. Voltando ao tradicional, basta adicionar à mistura 2 colheres de chá de café instantâneo dissolvido em 1 colher de sopa de água quente e não colocar as divertidas pimentas imitando chifre.

Rende 12-15 porções

 

Para os chifresDelicias Vintage (3)

2 pimentas dedo-de-moça frescas

1 xícara de açúcar

 

Para o bolo

250 g de manteiga

250 ml de leite integral

125 g de açúcar mascavo

175 g e mais 2 colheres de sopa de açúcar cristal

3 ovos

1 xícara e mais colheres de sopa de farinha de trigo

1 xícara de cacau em pó sem açúcar

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

½ colher de chá de sal de fermento químico em pó

¼ colher de chá de sal

4 pimentas dedo-de-moça sem sementes e picadas

 

Para a cobertura:

Cobertura de Cream Cheese

200 g de cream cheese

125 g de manteiga sem sal, amolecida

500 g de açúcar de confeiteiro

2 colheres de chá de essência de chá de baunilha

2-3 colheres de sopa de calda de pimenta ou 2 colheres de chá de café solúvel dissolvido em 1 colher de sopa de água quente

 

Primeiro, prepare os chifres de pimenta, se usar. Coloque o açúcar e 200 ml de água numa panela em fogo brando e misture até o açúcar dissolver. Aumente a temperatura e ferva por 1 minuto. Enquanto isso, perfure a parte do talo das pimentas com uma agulha ou um espetinho. Baixe a temperatura, adicione as pimentas e cozinhe em fogo brando por 40 minutos, ou até que elas comecem a ficar transparentes e o açúcar engrosse um pouco. Desligue o fogo e deixe as pimentas esfriarem na calda por toda a noite.

Preaqueça o forno a 180º C.

Delicias VintageColoque a manteiga, o leite e o açúcar mascavo em uma panela e mexa em fogo baixo até que o açúcar e a manteiga tenham derretido. Em uma tigela grande, misture o açúcar e os ovos até ficarem leves e aerados. Continue a mexer, enquanto adiciona a mistura de manteiga aos poucos. Acrescente a farinha, o cacau, o bicarbonato, o fermento e o sal peneirados e mexa até incorporar completamente.

Coloque as pimentas picadas e divida a massa entre duas formas preparadas e asse por 25-30 minutos ou até que um palito inserido no centro saia seca. Deixe esfriar sobre um aramado por 10 minutos antes de desenformar para esfriar completamente.

Para fazer a cobertura, misture o cream cheese e a manteiga em uma tigela grande até obter uma textura leve e aerada. Acrescente metade do açúcar de confeiteiro peneirado e mexa novamente até incorporar. Peneire o restante do açúcar e misture novamente. Coloque a baunilha até a cobertura esteja leve, aerada e cremosa. Acrescente a calda de pimenta e continue a misturar até obter um resultado macio e cremoso. Monte os bolos como um sanduíche usando metade da cobertura como recheio e, com uma espátula, espalhe o restante da cobertura na superfície e nas laterais, fazendo espirais para criar um efeito texturizado. Finalmente, coloque os dois chifres de pimenta sobre o bolo para dar um toque diabólico, se desejar.

 

Avaliação da receita: A massa do bolo fez um certo sucesso, pois o cacau e a pimenta dedo-de- moça dão um sabor especial. O creme com cream cheese não tem erro, embora o meu ficou mais claro que da receita original.

deliciasDELICIAS VINTAGE
Autor: GLASS, VICTORIA
Idioma: PORTUGUÊS
Editora: VERGARA & RIBA
Assunto: Gastronomia
Código de Barras:     9788576837718
ISBN:     8576837714

Nenhum comentário: