quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Cozinha de Estar

 

Rita Lobo lançou “Cozinha de Estar” em 2004 pela Editora Códex. Oito anos depois, Rita004 sentiu que o livro precisava de fotos e fez questão de fazer na própria casa dando um ar descontraído. Como a cozinha é um órgão vivo (os antigos livros da Ofélia que o digam), a salsinha de picado fino é servida em folhas inteiras, o Bolo de Limão foi substituído pelo de Bolo de Laranja. E aos poucos o livro foi atualizado e visto com o olhar culinário atual. Nesta terça, dia 13, Lobo relançou o livro pela Editora Paralela. Perguntei que livro de culinária foi importante, e ela me respondeu que foi o Não é Sopa de Nina Horta. Em algum momento voltaremos a falar deste livro.

Na introdução Lobo fala que o que mais pega a maioria das pessoas é o medo de errar. E ela tem razão, o mesmo medo eu vejo das pessoas quando vendo meus livros. Se explicarmos bem e dermos alguns truques para as pessoas se sentirem em solo firme, elas vencem o medo e mais tarde poderão até mesmo errar sem se importar, ousar, substituir ingredientes, enfim, encontrar um estilo próprio. Então, vamos entrar na cozinha?

Tiramisu

Serve 6 pessoas

Tempo de preparo: 20 minutos 4 horas na geladeira

Ainda na adolescência, fui passar as férias com uma amiga italiana, cuja a casa ficava em Ravena, um lugar mágico, como sempre são as pequenas cidades italianas. Eu tinha treze anos e nunca tinha nem sequer ouvido falar em queijo mascarpone. La nonna Angelina preparava uma sobremesa simples de gemada com mascarpone e pedacinhos de chocolate. Um vexame: eu não conseguia parar de comer enquanto não acabasse. Nem perguntava se alguém queria a última colherada.

Na volta, descobri que não havia queijo mascarpone no Brasil. Se arrependimento matasse... Poderia ter passado mais vergonha, comido a sobremesa inteira antes de ela ser servida ou escondido a travessa no armário para comer sozinha. Muitos anos depois, o queijo cremoso italiano passou a ser importado. Fiquei viciada em tiramisu. Aliás, eu e a cidade São Paulo – é uma febre nos restaurantes italianos.

Verdade seja dita, para finalizar jantares com sabores italianos, sobremesa melhor não há. Tiramisu continua sendo uma excelente opção. E ainda pode ser feita no dia anterior. O único perigo é não durar até a hora de ser servida.

Ingredientes:

· 400 g de queijo mascarpone

· 4 ovos022

· 6 colheres (sopa) de açúcar

· 12 unidades de biscoito champanhe (com açúcar fino)

· 60 ml de rum

· ½ xicara (chá) de café forte

· Chocolate em pó (o suficiente para polvilhar)

Modo de preparo

1. Misture o café e o rum em um prato de sopa. Um a um, umedeça os biscoitos nessa mistura, molhando apenas de um lado para não encharcar. Deixe a travessa onde será montado o tiramisu ao lado do prato e vá forrando o fundo da travessa com os biscoitos, com a parte molhada para cima.

2. Separe as claras e faça uma gemada bem clara e fofa com as gemas e 4 colheres (sopa) de açúcar, batendo na batedeira. Acrescente o mascarpone e bata apenas para misturar.

3. Lave e seque bem o recipiente e as pás da batedeira antes de bater as claras em neve com 2 colheres (sopa) de açúcar. Misture-as cuidadosamente ao creme de mascarpone.

4. Espalhe o creme na travessa sobre os biscoitos. Deixe na geladeira por no mínimo 4 horas. Polvilhe o chocolate em pó com uma peneira fina na hora de servir.

 

30362164COZINHA DE ESTAR - RECEITAS PRATICAS PARA RECEBER
Formato: Livro
Autor: LOBO, RITA
Editora: PARALELA
Assunto: CULINÁRIA
ISBN: 8565530159
ISBN-13: 9788565530156

Nenhum comentário: