quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Semana Mesa SP

 

Fui convidada para o evento Semana Mesa São Paulo que acontece de 5 a 9 de Novembro no Centro Universitário Senac. No dia em que fui a entrada estava desorganizada fazendo três filas e os computadores a disposição não estavam em perfeito estado. Como o evento é feito pela Instituição Senac, tenho certeza que ano que vem colocarão as inscrições feitas pelo site abertas mesmo com o evento acontecendo e os computadores e os caixas serão facilitadores para entrada rápida no evento. Reconhecido como o maior evento da América Latina onde o tema deste ano é ju051stamente “Descobrindo as Américas: seus ingredientes e sua cultura”. Em meio a grandes vinhos, cervejas, degustação de comidas, Editora Senac e Livraria Gourmet, tivemos o painel da gastronomia no mundo. O grande destaque ficou com um quiosque apenas com o nome Peru onde foram servidas delicias como ceviche típico com milho e cebola roxa e um delicioso polvo cozido, sem falar a Casa Madeira que oferecia deliciosa geleia de Malbec e aceto balsâmico de mel e laranja  e Kitanda  que enfatiza a Slow Food da Mata Atlântida  onde o destaque são os produtos regionais como o vinagre de maçã de mel e ervas, sal grosso com pimenta rosa e uma caponata super saudável. Tirei uma foto divertida da Secretaria de Turismo como Chef e fui para minha aula de ceviche.

A aula era aprender a fazer o Ceviche Tigarah, do Chef Dagoberto Torres do Suri Ceviche Bar. Dagoberto muito simpático, primeiro contou que a origem do ceviche é dividida entre Peru, Chile, Equador e México. O p081roprietário do Suri enfatizou a Slow Food destacando que devemos sempre valorizar nossos produtos e quando o assunto é ceviche não temos peixes tão frescos em São Paulo, os nossos demoram de 2 a 3 dias para chegar aqui. Falou que peixes gordurosos dão mais trabalho e indicou usarmos tilápia (mais indicada), pescada e corvina. Outro bom truque é que Dagoberto põe gelo quando o preparo esta no fim, pois o ceviche deve ser servido gelado. O Ceviche Tigarah foi descrito como uma japonesa que descobriria o funk e fosse para o Japão divulgar esta dança. Bom o ceviche em questão: ceviche de corvina, polvo, camarão, cogumelo paris e shiitake, ovas de peixe e o tal tempero um pastelzinho de ar, o ceviche de sabor picante e refrescante nos fez sair da sala satisfeitos.

Em seguida no Espaço Gnt, o Chef Dalton Rangel do programa Homens Gourmet, contou da nova empreitada de Alex Atala, a linha Retratos do Gosto onde valoriza nosso produto local como o mini arroz. Então o chef fez um delicioso risoto de camarão, leite de coco e limão siciliano. Apesar do arroz ser pequeno, Rangel o cozinhou antes de colocar na mistura de camarão. O leve gosto de azeite de dendê com o risoto ficou na boca.

036No dia seguinte, cheguei mais tarde, porém valeu muito a pena. Entramos no “O Melhor das Cidades”, onde várias cozinhas nos servem vários petiscos dos melhores restaurantes. Alguns dos restaurantes eram: Bravo Bistrô, Café Journal, Copa Gastronomia, Tanger, Vento Haragano, D’Olivino, Lenz Gourmet, Nakombi. Temos 40 minutos para provar todas as delicias e as vezes ficamos divididos e optamos por comer uma iguaria e não outra. Em seguida fomos no DegustaSom, onde foi servido lombo com repolho e purê e ceviche harmonizados com cerveja Eisbein com música ao vivo. Andamos pelas praças, experimentamos vinhos. E voltamos felizes para casa.

downloadCentro Gastronômico do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro
Endereço: Av. Engº Eusébio Stevaux, 823 – São Paulo

Semana Mesa São Paulo: http://www.semanamesasp.com.br/

Nenhum comentário: