sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Nós o Segundo Sexo

Já falei como as vezes me sinto como um naufrágo recebendo caixas de livros na Livrariabeauvoir . A uns dias recebemos então “O Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir e lendo descubri um livro revolucionário, isto estamos falando de 1949. No primeiro volume estão “Fatos e Mitos” onde Beauvoir mostra desde de rituais antigos e como é vergonhoso por exemplo a mulher ter menarca e em algumas situações é repudiada por  guerreiros da tribo. Já no segundo volume “A Experiência Vivida” nos mostra como a sociedade nos julga principalmente no capitulo que fala do casamento para mulher, passando a falar da maternidade e até quando a mãe nega o bebê e depressão pós-parto.

É uma obra completa socialmente, psicolagicamente e até antropololigamente falando. Simone que teve um casamento aberto com Jean-Paul Sartre e dizem as más linguas não foi feliz e foi apenas uma pioneira da sua geração. Simone fez a Sorbonne onde conheceu o filosófo Jean-Paul Sartre onde logo ela começou frequentar os mesmos bares e sua união solidificar. Ela também namorou o escritor americano Nelson Algrenque que escreveu “O Homem do Braço de Ouro” e mais tarde Claude Lanzmann onde teve outra relação duradoura. No verão era comum Beauvoir e Lanzmann viajarem com Sartre e sua amante Monique Vian.

Soube que uma revista entrevistando Simone perguntou como ela essdb Sartre tinham relação morando no mesmo prédio mais em apartamentos diferentes. Simone diz que Sartre a chamava e ela descia para o andar dele. E quando é questionada se era ela que queria o sexo Simone apenas responde que perguntava “Você me chamou?”.

Nem sempre o feminismo trouxe coisas boas, como disse uma feminista só nos fez repartir a conta. Mais mesmo assim estamos mais conscientes de quem somos e para onde vamos?  Nem os homens ultimamente conseguem responder esta pergunta.

Nenhum comentário: