terça-feira, 20 de maio de 2014

A ARTE DA COMIDA SIMPLES

 

Alice Waters é chef do Restaurante Chez Panisse e vice-presidente da Slow Food Internacional. O Chez Panisse, inaugurado em 1971, tem este nome em homenagem ao personagem da trilogia de Marcel Pagnol. Alice abriu o estabelecimento para receber amigos e com a dificuldade de achar produtos bons e locais foi a percursora de produtos orgânicos. Em 1980, foi aberto o Chez Panisse Café no andar de cima. E quatro anos mais tarde, em homenagem a sua filha, inaugurou o Café Fanny, a poucas quadras do restaurante matriz.

arte comida simples2A Slow Food foi inventada por Carlo Petrini no ano de 1986. Foi um protesto contra a inauguração da maior rede de fast-food no mundo, o McDonald´s, nas escadarias da Pizza di Spagna em Roma. Então o grupo usou como slogan um caracol e o apelidou com o nome de Slow Food. O movimento recebeu esse nome, que literalmente significa “comida lenta”, pois busca uma lentidão tanto na produção e degustação de alimentos. Este movimento vai desde produção orgânica, mais humanizada, até fornecimento de qualidade e perto dos restaurantes, até um serviço mais personalizado e prezando o cliente e o prato oferecido. Desde 2002, Alice Waters é vice-presidente do Slow Food International, pois tem estado atuante há muito tempo, principalmente por ser uma grande defensora da alimentação orgânica. "Quando eu abri Chez Panisse, eu só estava pensando em gosto. E, ao fazer isso, eu acabei na porta de [agricultores orgânicos]”, confessa.

O livro A Arte da Comida Simples cumpre o que promete, pois mostra é possível fazer uma comida saborosa com ingredientes simples e técnicas mais descomplicadas. Enquanto eu e Vanessa procurávamos receitas para o blog, achamos várias possibilidades, até uma receita de pato pareceu brincadeira de criança. Então vamos aprender um pouquinho com esta chef revolucionária?

arte comida simples

Salmão Poché Raso

Rendimento: 4 porções

Tempere:

4 filés de salmão de 140 g ou

2 postas grandes (350 g ou 400 g) de salmão

Com: arte comida simples3

Sal

Encha uma panela pesada com água suficiente para chegar à metade da altura do peixe. Junte:

¼ xícara de vinho branco seco

2 ramos de salsa

2 ramos de tomilho

Uma boa pitada de sal

Deixe ferver e abaixe o fogo imediatamente até obter uma fervura quase imperceptível. Coloque o peixe e cozinhe por 3 minutos e meio (1 ou 2 minutos mais para as postas), vire-o e cozinhe até ficar pronto, por mais cerca de 3 minutos. Mantenha o fogo sob controle para que a água fique bem quente, mas sem ferver. Transfira o peixe para uma travessa aquecida e sirva.

Para fazer um molho rápido, ferva o líquido até reduzi-lo pela metade e bata ou misture com:

4 colheres de sopa de manteiga cortada em pedacinhos

Prove e, se necessário, acrescente:

Sal

Suco de limão-siciliano

Despeje o molho sobre o peixe morno.

Variações:

Use 1 ½ colher de sopa de vinagre de vinho branco no lugar do vinho.

Acrescente à água 2 finas rodelas de limão-siciliano.

Mude as ervas: erva-doce, manjericão, estragão, cerefólio e manjerona fresca ficam deliciosas.

Avaliação da Receita: O Slow Food fala por si só. Deu para sentir cada ingrediente e sua função no prato. Saborosíssimo!

comidaARTE DA COMIDA SIMPLES, A
LIÇOES E RECEITAS DE UMA DELICIOSA REVOLUÇAO
Autor: WATERS, ALICE
Idioma: PORTUGUES
Editora: AGIR
Assunto: CULINÁRIA
ISBN: 8522012822
ISBN-13: 9788522012824

Nenhum comentário: