quinta-feira, 16 de julho de 2009

Shakespeare para iniciantes


Desde de terça passada Fernando Meirelles nos deu um presente com a adaptação da série Slings and Arrows. Conta num tom comico como Oliveira (Pedro Paulo Rangel), um diretor decadente que é atropelado por um caminhão de presunto em seu lugar como diretor artistico do Municipal entra Dante (Felipe Camargo) que fez sucesso teve uma sincope e sumiu. Dante conversa com o falecido Oliveira e remonta Hamlet, sendo uma referencia ao proprio Hamlet. Felipe Camargo depois da fama de drogado, volta com vigor e brinca com a fama de louco de Dante e nos divertimos quando percebemos que é blefe. Também no elenco tem Ellen (Andrea Beltrão) que foi apaixonada por Dante e fazia Ofélia na temporada em que ele teve um ataque, Maria Flor como Kátia a iniciante talentosa e Daniel de Oliveira como Jacques um ator de novela que se mostra sem talento e surpreente. A instabilidade de Dante em meio a sua sensibilidade e ser o alter ego de Hamlet tornam a série uma grande descoberta. Uma cena que ficará como marca é quando Dante direciona Jacques para fazer o clássico "ser ou não ser" mostrando que tem duas saídas ou Hamlet esta se fingindo de louco para os guardas do castelo ou ele esta fazendo para si mesmo. E nesta cena Jacques começa a entender o famoso personagem de Shakespeare. Também linda a cena em que Ellen e Dante mostram como é dificil ser ator, lidar com criticas negativas, medo de esquecer o texto e Ellen pergunta por que não aprendeu a fazer pães e doces. Então ele a olha no olho e diz: DANTE - Ah, você seria a Prima Dona da padaria. O portugues ia ficar desesperado, porque você ia chegar atrasada todos os dias. E todos lá iam te odiar porque você ia ser chata, mesquinha.. mas teriam filas quilométricas de gente esperando pra comer seus paezinhos deliciosos.
E na ultima apresentação Dante ainda mostra qual seria a premissa de Gertudres que Ellen fará contando como viu Ofélia se afogar, sendo então um grande momento da diva da equipe. No primeiro capitulo tivemos surpresas como a dupla de Tango e Tragédias fazendo os homens que cuidam do corpo do Oliveira no necrotério. Alias uma outra ideia brilhante da série um dos pedidos do falecido diretor é que tirem sua cabeça e a carne para usar sua caveira na estreia de Hamlet. Então Dante quando conversa com a caveira coloca umas jujubas na boca desta dando um tom sarrista. Ou a engraçada sequencia que Oliveira agradece uma empresa e o dono diz que esta ajudando o teatro como sua filha que desenhou um ponei no telhado, ele também dará Shakespeare para os ignorantes em suas próprias palavras.
Sem falar nos atores que faziam a propaganda da Brastemp, Arthur Kohl e Wandi Doratiotto fazendo os gays afetados da equipe que chegam até apostar se Jacques também seria do babado. E não podemos deixar de falar de Naum de Gero Camilo como o zelador apaixonado pelo Municipal e sabendo de cor peças e cenas. Na última ele diz achar Mac Beth apenas a história de um psicopata.
Como diria Shakespeare "a vida é cheia de som e fúria e significa nada".



4 comentários:

José Júnior disse...

Cara!! Muito boa a mini-série!!! Assisto sempre que posso, pena que ainda não consegui assistir um capítulo todo... Mas espero sair em dvd!!!

Pablo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ruby disse...

Oi! Nada a ver com o post, pois nem vejo a minissérie. Como vc é fã de Jeanne Moreau, queria que por favor me informasse o nome de um filme em que ela vai trabalhar numa mansão, casa de campo, acho e se afeiçoa a uma garotinha que mora la na casa e morre com marcas de violencia sexual, ela desconfia do jardineiro, vi há algum tempo, mas não lembro o nome do filme, se puder, me informa, obrigada antecipado.

Zenon disse...

Meireles acertou em cheio na escala do elenco e está dirigindo com maestria embora os textos deixem a desejar , comentários como o de Dante sobre Ellem fazer doces na padaria são fraquinhos demais e são um exagero de adaptação , no mais tenho curtido muito,Pedro Paulo está impagavel..!