Espíritos guardiões dos lares romanos, cada casa tinha seu Deus particular. Haviam dois tipos de altares os Lares Compilates eregidos para proteção do campo, das culturas e dos trabalhos rurais. E os Lares Viales protetores dos viajantes e ficavam no meio do caminho. Os gregos colocavam nos caminhos das capelas sob a invocação de Apolo.
Os Lares Domésticos ficavam perto do fogão e eram cuidados com zelo cercados de flores e objetos pessoais de devoção. Quando uma tragédia invadia uma familia ou um parente morria podiam perder o respeito por não terem protegido o suficiente.
Já os Lares Públicos protegiam edíficios públicos, praças, ruas, encruzilhadas, campos e afastavam os inimigos de Roma, eles tinham seus templos no Campo de Marte, os lares públicos romanos eram Febo (Apolo), Jano (Hera), Diana (Artemis), e Mercurio(Hermes).
Já tinha esta receita em mente faz tempo, substitui o Conhaque e Cointreau por Licor Strega. Hoje só no fim do dia senti que a receita era dedicada para eles.
Pato com Laranja para Deuses Lares
Ingredientes:
· 4 peitos de pato temperados com sal, pimenta e endro
· ½ cebola picada
· Açucar
· 2 laranjas
· Licor Strega
· 2 pimentas dedo de moça
· Harissa
· Mel
· Noz-moscada
Modo de Preparo:
Caramelize as cibouletes com açucar e reserve. Na mesma panela caramelize a cebola. Coloque os peitos de pato de dois em dois e doure.
Volte os patos já fritos na panela e flambe com Licor Strega e em seguida junte o sumo e as raspas da laranja, mel, harissa, pimenta e noz-moscada e complete com suco de caixinha, tampe e deixe cozinhar em fogo brando por + ou – 40 minutos, completando com suco de laranja, mel e sal.
Retorne a ciboulete caramelizada e deixe até o molho ficar espesso. Teste o sal. Ficando muito citrico coloque mais mel.
Honre sua família e peça proteção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário