quinta-feira, 23 de junho de 2011

Pato com Laranja para Deuses Lares

Espíritos guardiões dos lares romanos, cada casa tinha seu Deus particular. Haviam dois tipos de altares os Lares Compilates eregidos para proteção do campo, das culturas e dos trabalhos rurais. E os Lares Viales protetores dos viajantes e ficavam no meio do caminho. Os gregos colocavam nos caminhos das capelas sob a invocação de Apolo.

deuses laresOs Lares Domésticos ficavam perto do fogão e eram cuidados com zelo cercados de flores e objetos pessoais de devoção. Quando uma tragédia invadia uma familia ou um parente morria podiam perder o respeito por não terem protegido o suficiente.

Já os Lares Públicos protegiam edíficios públicos, praças, ruas, encruzilhadas, campos e afastavam os inimigos de Roma, eles tinham seus templos no Campo de Marte, os lares públicos romanos eram Febo (Apolo), Jano (Hera), Diana (Artemis), e Mercurio(Hermes).

Já tinha esta receita em mente faz tempo, substitui o Conhaque e Cointreau por Licor Strega. Hoje só no fim do dia senti que a receita era dedicada para eles.

Pato com Laranja para Deuses Lares

Ingredientes:

· 4 peitos de pato temperados com sal, pimenta e endro

· ½ cebola picada

· Cibouletespato com laranja2

· Açucar

· 2 laranjas

· Licor Strega

· 2 pimentas dedo de moça

· Harissa

· Mel

· Noz-moscada

Modo de Preparo:

Caramelize as cibouletes com açucar e reserve. Na mesma panela caramelize a cebola. Coloque os peitos de pato de dois em dois e doure.

Volte os patos já fritos na panela e flambe com Licor Strega e em seguida junte o sumo e as raspas da laranja, mel, harissa, pimenta e noz-moscada e complete com suco de caixinha, tampe e deixe cozinhar em fogo brando por + ou – 40 minutos, completando com suco de laranja, mel e sal.

Retorne a ciboulete caramelizada e deixe até o molho ficar espesso. Teste o sal. Ficando muito citrico coloque mais mel.

Honre sua família e peça proteção.

Nenhum comentário: