quarta-feira, 17 de julho de 2013

NA COZINHA COM NIGELLA

 

Nigella Lawson, a jornalista e chef de cozinha mais querida da Inglaterra, veio ao Brasil lançar seu livro “Na Cozinha com Nigella”. Este livro de 2010 foi lançado agora em português pela Editora Best Seller. Próxima tradução será “Nigelíssima”, que 01 6x9já está no ar pelo Canal GNT. No Brasil, Nigella vivenciou e comeu tudo que tinha direito. Foi no Aconchego Carioca comandado pela chef Kátia Barbosa onde experimentou feijoada, almofadinha, bobó de camarão e virado à paulista passando pelos biscoitos Globo com mate, bolo de rolo e pão de queijo. Fez um Especial com o chef Claude Troigross e autografou um livro para Rita Lobo. Já na Inglaterra Lawson chamou seu amigo brasileiro Helio Fenerich e fez uma deliciosa coxinha. Eu particularmente gosto de duas coisas desta deusa da cozinha, mostra que nos erros temos grandes acertos e ela nunca nega as gordices da vida, onde entram bacon e outros adjetivos. Como a explicação da criação do prato abaixo.

Ceia de batatas-doces

Esta é daquelas criações que surgiu simplesmente porque, enquanto eu passeava pelo supermercado uma noite, fui tomada pelo desejo de comer batatas-doces e depois atraída por algumas pontas de aspargos apenas para chegar em casa e descobrir um pacote de bacon em pedaços piscando para mim na geladeira. Era para ser. Hoje em dia, já preparei esta receita várias vezes, naquelas noites em que estou cansada demais para prestar atenção – ou ocupada com outras coisas – e sem pressa de comer (como de hábito) cinco minutos atrás.

Obviamente, você pode alterar como quiser, mas eu estou muito contente com a linda e terrosa intensidade da receita como ela é. Mesmo assim, gosto de acrescentar um pouco de ardência quando como, tendo um frasco de molho de pimenta com manga á mesa. Tabasco também é ótima. E se quiser embelezar um pouco, arrume as batatas em 2 pratos forrados com uma bela salada quando servir.

Serve 2 pessoas

2 batatas-doces (lavadas e secas, mas com casca) cada uma cortada em 4 partes

200 g de bacon defumado em pedaços

200 g de pontas de aspargos

6 dentes de alho, com casca 03 6x9

Raminhos de tomilho fresco ou 1 colher de chá de tomilho seco

3 colheres de sopa de óleo de colza prensado a frio (pode substituir por óleo de canola)

Sal marinho em flocos, a gosto

Folhas de salada, para servir (opcional)

Molho de pimenta, para servir (opcional)

1 assadeira redonda com aprox. 30 cm de diâmetro ou outra forma de sua preferência

· Preaqueça o forno a 220 ºC, e pegue uma assadeira onde caibam todos os ingredientes – a que uso parece uma forma gigante de tarte tatin, mas uma fôrma menor também daria certo.

· Arrume os pedaços de batata-doce na assadeira e depois despeje a maior parte do bacon, seguido pelas pontas de aspargos, os dentes de alho e, finalmente, o bacon restante.

· Salpique com o tomilho, despeje o óleo por cima e asse por 30 minutos antes de virar as batatas e assar por mais 30 minutos.

· Deixe esfriar um pouco – de outra maneira, você vai queimar a língua – antes de dividir entre 2 pratos, cobertos (ou não, é opcional) com folhas de salada, e salpicar com sal marinho em flocos ou molho de pimenta, ou ambos, como o humor mandar.

42104990NA COZINHA COM NIGELLA
Autor: LAWSON, NIGELLA
Idioma: PORTUGUES
Editora: BEST SELLER
Assunto: CULINÁRIA
ISBN: 8576846632
ISBN-13: 9788576846635

Nenhum comentário: