quarta-feira, 31 de julho de 2013

FAZENDO CUPCAKES COM LOLA

 

Victoria e Romy fundaram o LOLA em Primore Hill, em Londres, nas cozinhas de suas mães, sem receitas, mas com muita disposição e criatividade. Victoria trabalhava na Goldman Sachs no setor de derivativos de créditos e Romy era recém-formada em jornalismo. A expectativa de montar um negócio próprio e serem elas as donas dos próprios destinos levaram à oficializar LOLA em setembro de 2006.

cupcake4Hoje com uma equipe coesa e grande, elas priorizam a criação de novos sabores. LOLA é uma marca singela, elegante e inovadora. Onde suas donas sempre tentam trilhar um caminho novo.

Sobre o livro Victoria e Romy dão dicas simples: As formas usadas para os cupcakes são as mesmas que são utilizadas para muffins (38 mm por 50 mm) e para os minicupcakes são as mesmas usadas para minimuffins (22mm por 31mm). Outra dica é usar bico de confeiteiro para fazer as coberturas, pois estas ficarão mais bonitas. Para espalhar a cobertura e lhe dar um toque perfeito, a boa pedida é usar uma pequena espátula, assim como uma tigela com água quente.

Fazer cupcakes é algo divertido, por isso use sua criatividade ilimitadamente. Compre confeitos coloridos de vários formatos, assim você irá diferenciar um do outro.

Pera e Azeite

Conhecido como “ouro liquido”, o azeite é uma fonte de fascínio infinita em nossa cozinha. Ele faz com que esses cupcakes fiquem densos e ricos e acrescenta um toque de sabor frutado. As peras frescas garantem a dose perfeita de vitamina C e um toque de doçura. Esta receita é um dos pequenos tesouros da loja.

3 colheres (sopa) de uvas-passas brancas

3 peras

170 g (1 1/3 xícara) de farinha de trigo cupcake7

¼ colher (chá) de canela em pó

¾ colher (chá) de fermento em pó

¾ colher (chá) bicarbonato de sódio

1 pitada de sal

150 ml (2/3 xícara) de azeite de oliva

150 g (3/4 xícara) de açúcar refinado

Raspas da casca de 1 limão siciliano

½ fava de baunilha

2 ovos grandes batidos

2 colheres (sopa) de suco de maçã

1 clara de ovo

Cobertura de Bordo

65 g (4 colheres de sopa) de manteiga em cubos e em temperatura ambiente

3 colheres (sopa) de calda pura de bordo, mais um pouco para regar

65 g (1/3 xícara) de açúcar mascavo claro

150 g de cream cheese em temperatura ambiente

Assadeira para muffin forrada com 12 forminhas

Numa panela pequena, cozinhe as uvas-passas com 2 colheres (sopa) de água em fogo baixo até o liquido tenha sido absolvido. Retire do fogo e deixe esfriar.

Preaqueça o forno a 180º C. cupcake5

Descasque e rale 2 peras. Reserve a outra para decoração.

Numa tigela, peneire juntos a farinha, a canela, o fermento, o bicarbonato e o sal.

Em outra vasilha, coloque o azeite de oliva e o açúcar, e bata com uma batedeira até obter uma mistura homogênea. Junte as raspas de limão. Com uma faca pequena afiada, corte a fava de baunilha ao meio,no sentido do comprimento, e raspe as sementes para dentro da vasilha com a mistura de azeite. Aos poucos, acrescente os ovos, misturando com a batedeira até que tudo esteja incorporado. Acrescente as peras raladas e as uvas-passas.

Agora junte o suco de maçã e os ingredientes secos peneirados.

Em outra tigela livre de gordura, bata a clara em neve até formar picos leves. Junte delicadamente à massa do bolo, tomando cuidado para não deixar escapar o ar da clara.

Divida a massa entre as forminhas de muffin. Asse no forno preaquecido por 20 a 23 minutos, ou até que os cupcakes tenham crescido e que um palito enfiado no centro de um deles saia limpo. Retire do forno, desenforme e deixe esfriar completamente antes de decorar.

Cobertura de Bordo

Enquanto os cupcakes esfriam, prepare a cobertura de bordo.

Coloque a manteiga, a calda de bordo e o açúcar mascavo numa tigela, e bata na batedeira até que a mistura esteja leve e cremosa. Junte o cream cheese e bata somente até a cobertura ficar homogênea.

Com uma espátula, espalhe a cobertura sobre os cupcakes frios. Tire o caroço da pera reservada e corte-a em fatias finas. Arrume-as sobre os bolinhos e regue com calda de bordo. Essa calda pode ser substuída por melado ou glucose.

30181407FAZENDO CUPCAKES COM LOLA
Autor: LEWIS, ROMY
Autor: JOSSEL, VICTORIA
Tradutor: ERBETTA, GABRIELA
Editora: AGIR
Assunto: CULINÁRIA
ISBN: 8522013756
ISBN-13: 9788522013753

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei a receita, de sabor delicado mas com personalidade! Diferente de qualquer outro cupcake que já provei! A Danusa está se superando a cada dia! Parabéns!