segunda-feira, 21 de maio de 2012

A Festa de Babette em Gramado

Passei uma semana de descanso e auto descoberta em Gramado. Aos pouquinhos vou contar mais da minha estadia no Rio Grande do Sul. E não podia deixar de tentar descobrir sozinha bons restaurantes, o que lá é tarefa fácil. Aqui vão 3 dicas.

Josephina Café

Tinha uma tarde livre e como meu Hotel não era exatamente perto da cidade peguei uma carona com um casal amigo, Durval e Maria. Rodei um pouquinho até descobrir este Bistrô despretensioso perto da Igreja principal. Como estava longe de casa e com muito frio, este foi o lugar que mais me acolheu.

A história do bistrô por si só já trás aconchego, Patrícia, Gabriel211, Rodrigo e Carolina Klauck Moraes transformaram a casa  do bisavô num bistrô cercado de lembranças. Desde da broca de dentista do biso na porta até o cofre que virou decoração do banheiro. O nome Josephina é em homenagem a avó, uma mulher forte que teve seis filhos e dez netos. Viveu sempre na roça. E por esta infância simples e feliz, o bistrô veio em forma de agradecimento.

O cardápio foi sucinto e bem comfort food. Tomei uma garrafinha de Château Lacave acompanhado um delicioso Talharini verde com queijo gruyere gratinado. E de sobremesa um Palastchinken (especialidade da Bavária na Alemanha) com calda de chocolate com whisky, que não passava de um crepe muito bom. O serviço foi intimista e diferenciado. O garçom me ajudou a escolher o prato para o dia frio e uma moça muito gentil me ajudou na sobremesa. Sai me sentindo em casa.

 

Bistrot Brillat

Estava sozinha em Gramado e conhecendo melhor cada pedacinho da bonita e educada cidade. Dei várias voltas (algumas no mesmo lugar), achei bem perto da praça principal um bistrot nem tão intimista. De sabor foi o que senti diferença, com vários nuances de gostos e texturas.

702Tomei talvez o melhor vinho da viagem toda um Boscato que acompanhou perfeitamente o prato do Festival Brasil Sabor um Risoto de Pato com Manga, onde o sabor do pato e do cogumelo se misturavam enquanto a manga dava o grande contraste. Para encerrar um delicioso Tiramissú que usava um cream cheese em vez de mascarpone que deixou o prato mais suave, portanto o chocolate apareceu mais. Apesar de tudo ser delicioso faltou sentir o aconchego.

 

Swiss Cottage

Nosso guia Amauri nos indicou um lugar especial de fondue, falando muito bem do Chef Nicolas Pedro Heckel. Swiss Cottage fica na rua dos restaurantes. O motorista nos pegou no hotel e tive a honra da companhia de Suzana e Rosevan que deixaram a noite mais gostosa e descompromissada.

Pedimos o que precisamos ter de lembrança antes de voltarmos para a Capital a famosa sequência de fondue. E lá fomos nós. Ah antes pedi um Château Lacave mais errei pedindo suave quando um seco ficaria melhor. O fondue de queijo só provou o que eu já sabia, fonduenunca tinha provado o fondue verdadeiro. O sabor do queijo caseiro, juntamente com noz moscada onde mergulhávamos no pão, batata, brócolis e cenoura foi muito saboroso. Em seguida veio o fondue de carne na pedra acompanhado de dezenas de molhos onde posso citar cebola caramelada, molho de raiz forte, molho mostarda, molho de alho com quatro tipos de carne: file mignon, alcatra, frango e porco. Rosevan foi o mestre assador que cozinhava e salgava a carne para a gente. E por fim a grande estrela o fondue de chocolate acompanhado de frutas como banana, morango, mexerica, mamão, melão e a grande surpresa wafle. Com o delicioso chocolate da região. Saímos do restaurante com sensação de missão comprida que agora sim podíamos voltar para São Paulo, pois sim agora tínhamos provado o verdadeiro fondue de Gramado.

Enfim foi uma orgia pessoal minha e espero que ajude para quem for visitar esta bela cidade com gente tão decente.

 

Josephina Café
Rua Pedro Benetti, 22 . Centro - Gramado RS
(54) 3286-9778

Bistrot Brillat

Rua Madre Verônica, 30 sala:02 - Rua Coberta/Centro Telefone: 54-3286.6900 Gramado - RS www.bistrotgramado.com.br

Swiss Cottage

Av. das Hortênsias, 1143 - Gramado - Rio Grande do Sul - Brasil
Fone: ( 54 ) 3286 2265 / 3286 4336

Nenhum comentário: