terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Bela Cozinha

 

Toda menina baiana tem

Um santo que Deus dá

Toda menina baiana tem

Encantos que Deus dá

Toda menina baiana tem

Um jeito que Deus dá

Toda menina baiana tem

Defeitos também que Deus dá

Toda Menina,  letra Gilberto Gil

Bela Cozinha (4)

Bela Gil, a sétima entre oito filhos de Gilberto Gil, diz que tentou muito ser cantora. Mais como era desafinada partiu para a gastronomia. A paixão veio quando há sete anos, em sua estadia em Nova Iorque, onde se formou Culinária Natural pelo Natural Gourmet Institute e em Nutrição e Ciência dos Alimentos pela Hunter College. Isabela Gil geralmente filma na casa de Gilberto Gil, em São Conrado. Em uma de suas entrevistas diz que o lado bom que fazer tudo em casa é por que tem todo mundo perto, mais também bagunça a casa. Bela diz que o que mais gosta de fazer é se testar fazendo comida para o irmão que ama “junk food” ou servindo o pai todo natureba.

Bela iria ser a apresentadora de Alternativa Saúde, depois de várias conversas, chegaram à conclusão que o ideal era um programa de culinária. Hoje em dia, quando vendo um livro da Bela Gil para um cliente, sinto que ele se sente mais saudável só de sair na livraria. O programa da culinarista, de alguma forma, anima as pessoas a colocar ingrediente saudáveis no organismo.

Eu particularmente, gosto muito da Bela, primeiramente por ser ela mesma. Eu não sou a maior fã de culinária natural, acho no mínimo interessante você usar a beterraba numa receita para te ajudar em alguma função. Minha admiração à filha de Gil é que ela coloca seu tempero baiano em suas comidas funcionais. E como todos nós que amamos a gastronomia, compramos várias causas, da Bela é a cozinha saudável e do bem-estar.

 

Quiche de tofu com legumes

 

Rendimento 6-8 pedaços

Tempo 1 hora

Dificuldade Média

 

Ingredientes:

Massa

·         2 copos de farinha de trigo integral

·         1/3 de copo de azeite de oliva extravirgem

·         1/3 de copo de água gelada

Legumes

·         1alho-poró em fatias finas

·         3 cenouras cortadas em cubinhos

·         ½ brócolis separado em buquês pequenosBela Cozinha (2)

·         1 colher (chá) de sal marinho

Creme de tofu

·         2 caixas de tofu

·         Suco de 1 limão

·         Sal a gosto

·         Shoyu

·         Orégano

·         Azeite de oliva

·         1 dente de alho

·         1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem

 

Modo de Preparo

Massa

Preaqueça o forno a 200 º C. Misture todos os ingredientes da massa numa tigela até ficar como massa de empadão. Não use as mãos para transmitir calor à mistura. Com a massa forre forminhas individuas ou numa forma para quiche. Leve para assar por 10 minutos. Depois, retire do forno e reserve.

 

Legumes

Refogue o alho-poró até murchar. Adicione a cenoura e os brócolis e tempere com o sal. Acrescente um pouco de água, tampe a panela e deixe cozinhar até os vegetais ficarem al dente (5-8 minutos).

 

Creme de tofu

Misture todos os ingredientes do creme no processBela Cozinha (3)ador e bata até ficar homogêneo (adicione o azeite aos poucos com o processador ligado). Misture o creme de tofu com os vegetais e recheie a massa da torta. Coloque no forno e deixe assar por 30 minutos. Se quiser o recheio mais cremoso, deixe menos tempo no forno e utilize menos vegetais e mais creme.

Dica

Há duas maneiras de rechear a quiche: misturar o tofu com os vegetais ou pôr uma camada de vegetais e cobrir com o creme de tofu – fica mais apresentável.

Você pode ficar intrigado com o recheio desta quiche. Muitos perguntam se não leva queijo. O sabor e a textura da quiche lembra mesmo os do queijo branco. O segredo está no tempero: orégano e limão. Se quiser colocar uma cabecinha de alho, então, fica espetacular. Se você nunca experimentou tofu, esta pode ser uma boa opção para um começo.

Esta receita mostra a versatilidade do tofu na culinária. Pode virar recheio antes mesmo de coloca-lo na torta. Verá que o creme de tofu misturado a legumes dá um belo prato por si só.

Avaliação da Receita: A massa ficou muito leve e os sabores estavam bem realçados.

belaBELA COZINHA - AS RECEITAS
Autor: GIL, BELA
Idioma: PORTUGUÊS
Editora: GLOBO ESTILO
País de Produção: BRASIL
Código de Barras:     9788525058034
ISBN:     8525058033

Nenhum comentário: