quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Chef – o filme

Numa loja especializada em produtos de cozinha, Carl Casper (Jon Favreau) pede uma faca de chef com uma bainha e entrega para seu filho Percy (Emjay Anthony). Carl explica ao garoto que ela terá vida longa se fizer uma boa manutenção. Dando o objeto de maior valor de um chef, ele mostra seu amor ao filho.

 chefchoi Este é um trecho do ótimo filme Chef de Jon Favreau, que fez um trabalho de pesquisa maravilhoso: como funciona a cabeça de um chef profissional. Favreau teve a ajuda do chef Roy Choi, que ficou famoso com um famoso food truck de taco, o Kogi. Jon o conheceu pelas mãos de Gwyneth Paltrow , durante as filmagens de “O Homem de Ferro 2”. Favreau diz preferir os food trucks do que os restaurantes chiques, porque há uma técnica boa por trás da simplicidade. E além de usar os “sanduíches cubanos”, por mostrar a visão americana e diversidade da cultura americana, usou uma trilha cubana por gostar muito. Quem é foodie, chef ou crítico gastronômico ficou impressionado e não teve uma única cena em que não se identificou. Logo na primeira cena, Carl corta os alimentos com precisão e rapidamente. Até ter seu embate com Riva (Dustin Hoffman) que é o dono do restaurante. Vemos criatividade contra rendimento e lucro.

A história de Chef mostra a vida do profissional na época da internet. Carl trabalha em um restaurante muito conhecido, até receber uma crítica negativa, de um dos maiores críticos da cidade, Ramsey Michel (Oliver Platt). Sem saber direito mexer no twitter nosso chef envia uma cchefimrítica para Ramsey e a partir daí partem para uma disputa midiática. Riva então briga com nosso protagonista, enquanto o crítico volta para o restaurante. Num ato impensado, Favreau volta ao restaurante e briga com Platt, virando sua vida de cabeça para baixo.

Sem emprego, difamado, Carl fica sem saber o que fazer. Inez (Sofia Vergara), sua ex-mulher o chama para ir com ela e Percy, o filho de ambos, para Miami, sua cidade natal. Jefe, como Carl é chamado pela sua trupe, consegue um caminhão destruído. Neste momento, entra em ação, Martin (John Leguizamo), que larga um emprego de sous-chef no restaurante onde ambos trabalhavam para junto com Carl recuperar o gosto e fazer a gastronomia de verdade. Então o Food Truck vira o astro do filme, “El Jefe” é a vida de um chef, seu filho, seu sous-chef e como a vida é mais simples e gostosa vendendo sanduíches cubanos. Carl cria laços com seu filho, indo, por exemplo, para New Orleans comer beignets. E graças aos twitters de Percy, o chef volta para a mídia na melhor forma possível. Chef fala da cozinha também, mais fala de buscar a si mesmo em meio ao mundo de sabores.

Ficha:

Chef

Dirigido por: Jon Favreau

Elenco: Jon Favreau, John Leguizamo, Bobby Cannavale

Gênero: Comédia

Nacionalidade: Estados Unidos

2 comentários:

Clara disse...

Sai da Livraria da Vila enlouquecida por esse filme que vc me indicou. Me apaixonei! Não aguentei e hj fui buscar a minha encomenda do Dicionário de Sabores e acabei me rendendo ao Chefs Técnicas e Equipamentos. Pena que vc não estava mais lá pra te contar que fiz minha primeira leva de conservas essa semana e qualquer dia passo lá pra te dar um potinho de presente!
Beijos
Juliana - Sua cliente louca da semana passada! rsrs Que te disse que vc precisa assistir 100 Passos para um Sonho!

jmjasabia disse...

Juliana feliz que tudo que falamos resultou em filmes e livros! Espero fazer você cozinhar bastante! E se der quero um vidrinho de conserva! Bjus e me passa seu mail!!!