Carla Pernambuco já foi atriz, produtora cultural e acabou virando chef. Para ela, comida é memória, desde sua infância em Porto Alegra com família italiana até suas andanças pelo mundo que vai de Paraty, Pernambuco, Pelotas, França, Normandia, Peru, Turquia e Rússia. O livro da Leya é um encanto só, onde Carla conta um pouquinho da viagem e o que aprendeu. As ilustrações ficaram a cargo de Dado Motta e com algumas fotos em formato de colagem.
Impossível não aprender um pouco sobre cada cultura. Logo na orelha do livro, seu amigo Eduardo Logullo conta a enorme fome de aprender de nossa cozinheira e de como ela, em Moscou, visitou vários restaurantes da ex-República-Soviética, anotava ingredientes do Uzbequistão e comia tortas da Ucrânia e em Nova York percorria dezoito delis por dia até cozinhar no loft para amigos e forasteiros.
A obra é um pouco sobre isso, como todo cozinheiro quer aprender o gosto de todos os lugares do mundo. A receita de hoje é uma receita que sempre quis aprender o “verdadeiro Strogonoff” que desde minhas aulas de cozinha mediterrânea tenho curiosidade. Dedico também à minha amiga Elisa Aranza que quer tanto a receita original quanto eu. Esta é para você Elisinha.
Strogonoff
2 kg de filé-mignon em tirinhas
1 cebola media picadinha
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá de páprica picante
½ xícara de conhaque
3 xícaras de caldo de carne
1 ½ xícara de creme de leite
1 colher de sopa de mostarda Dijon
4 galhos de dill
2 bandejas de cogumelos-de-paris cortados ao meio
Sal
Pimenta
Aqueça o azeite e a manteiga e refogue a cebola. Junte o filé-mignon fatiado já com sal e pimenta e refogue por cerca de 10 minutos.
Junte o conhaque e a páprica, flambe, junte o caldo de carne, a mostarda e os galhos de dill. Cozinhe por cerca de 15 minutos, junte o creme de leite, acerte o sal e a pimenta, cozinhe por 5 minutos e retire do fogo.
Em uma frigideira à parte, salteie os cogumelos com um fio de azeite e junte ao strogonoff. Retire os galhos de dill.
Sirva acompanhado de arroz branco e batatas fritas.
Avaliação da Receita: Substitui o dill fresco por dill seco. Como tinha muita água da carne, deixei mais dos 10 minutos pedidos na receita até a carne coagular e só assim flambei e pus páprica. O strogonoff não é o convencional mais ficou muito bom.
DIARIO DA COZINHEIRA - VIAGENS, MEMORIAS E RECEITA
Autor: PERNAMBUCO, CARLA
Idioma: PORTUGUES
Editora: LEYA BRASIL
Assunto: GASTRONOMIA
ISBN: 8580449863
ISBN-13: 9788580449860
Nenhum comentário:
Postar um comentário