quinta-feira, 29 de maio de 2014

PITADAS DA RITA

Rita Lobo, a culinarista que ajuda todo mundo a entrar na cozinha de uma forma descomplicada e divertida, tem um novo livro editado pelo seu selo Panelinpitadasha.  Para quem não sabe, autora começou a sua carreira como modelo. Aos 18 anos, cansada das passarelas, frequentou o Institute of Culinary Education nos Estados Unidos.  Muito embora, Rita confessa que os livros a ensinaram muito mais. Já chegou a ter um restaurante o Oriental, de comida  tailandesa, em São Paulo. Em 1995, começou a escrever sobre comidas, e no ano de 2000 a criou o site Panelinha.

 Rita teve uma ideia inédita e ela mesma deixa claro o risco: produzir um livro de uma forma sensorial pelas cores. O azul, comida que permite viajar, como um cuscuz que nos faz sentirmos como estivemos em Marrakesh. O verde, de consumo consciente como uma massa como tapenade. O amarelo (o que faremos) é a cozinha ensolarada como carne de panela e o frango grelhado ao curry. O vermelho, uma cozinha quente para receber amigos como um cordeiro assado. Seria um livro mais sensorial onde a própria Rita propõe se abrir uma página para começar a escolher seu cardápio.

Geralmente indico a culinarista para dois tipos de clientes: os que querem aprender, pois Rita explica passo a passo e todas suas receitas funcionam e, segundo para cozinheiros de fim de semana, pois alguns pratos requerem uma compra extra no mercado. E antes de mais nada não esqueça que cozinhar requer criatividade, por isso, crie em cima das receitas e se divirta!

pitadas3

 Frango grelhado ao curry

Serve: 4 pessoas

Tempo de preparo: 15 minutos para marinar + 35, para grelhar

Este não é um frango ao curry, mas um grelhado perfumado com a clássica combinação de especiarias indianas. No dia a dia, variar os sabores é tão fundamental quanto são os pratos especiais para as comemorações.

 Ingredientes:

 6 filés de peito de frango

3 dentes de alhopitadas4

½ colher (chá) de sal

Caldo de 2 limões

4 ½ colheres (sopa) azeite

1 colher (sopa) curry em pó

¾ de xicara (chá) caldo de legumes

1 colher (chá) de roux

2 talos de cebolinha

1 limão

 Modo de preparo:

 Roux

Derreta na panela uma porção de manteiga, digamos ¼ de xícara (chá) e junte ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo. Mexa sem parar em fogo baixo por uns 3 minutos, até a farinha cozinhar. É para uso imediato ou pode ficar na geladeira, até a hora que você precisar engrossar um pouquinho um molho de carne, por exemplo. Duram semanas na geladeira.

Receita

 

1.       Descasque e amasse os dentes de alho com o sal. Pode ser pilão ou pique fininho com uma faca.

2.       Numa tigela grande, misture a pasta de alho com o caldo de 2 limões, 3 colheres (sopa) de azeite e o curry em pó. Junte o frango, misture bem e cubra com filme. Deixe marinar em temperatura ambiente por 15 minutos.

3.       Leve uma frigideira antiaderente grande ao fogo médio. Quando aquecer, junte ½ colher (sopa) de azeite e doure dois filés de frango por vez por 4 minutos de cada lado. Transfira para um prato e cubra com papel-alumínio. Repita o procedimento com os outros files.

4.       Baixe o fogo, junte o caldo e, com uma espátula ou colher de pau, raspe o fundo por 2 minutos.

5.       Retire a panela do fogo, junte o roux e mexa vigorosamente com um batedor de arame. Volte ao fogo, sem parar de mexer, e deixe cozinhar até engrossar um pouco. Verifique o sabor, ajuste o tempero e passe o molho pela peneira.

6.       Lave, seque e corte os talos de cebolinha em fatias não muito finas. Corte o limão em gomos.

7.       Corte os filés de frango em fatias grossas, na diagonal. Transfira para uma travessa, salpique com a cebolinha e sirva com o molho e os gomos de limão à parte.

 

Trilha Sonora

Também é possível variar o sabor das canções. O clássico “Dancing with Myself”, um rock feito para pista, do Billy Idol, ganhou um gostinho de jazz charmosinho na roupagem do grupo francês Nouvelle Vague.

Avaliação da Receita: O frango por si só ficou muito bom e saboroso. Só dispensaria o molho que poderia ser mais oriental como curry e leite de coco.

pitadas PITADAS DA RITA - RECEITAS E DICAS PRATICAS
PARA DEIXAR O DIA A DIA MAIS SABOROSO
Formato: Livro
Autor: LOBO, RITA
Idioma: PORTUGUES
Editora: PANELINHA
ISBN: 8567431026
ISBN-13: 9788567431024

Nenhum comentário: