sexta-feira, 10 de julho de 2015

PIZZA - 50 DAS MELHORES RECEITAS

 

Sempre quis fazer massa. Quando recebi o livro, em primeiro lugar fiquei com muito medo. Como tenho aula de Cozinha Brasileira, sovei a massa um dia antes. E qual foi minha surpresa quando descobri que o “trabalhar” a massa é outra coisa? Mandei mensagem para vários amigos no whatsApp com a frase “Pizza não é MMA é lavoro”, sendo lavoro é a palavra italiana para trabalho. Amei fazer, trabalhar e colocar no forno uma pizza feita por mim. Me empolguei e descobri que trabalhar com massa é terapêutico e muito gostoso. Como somos todos do bacon aqui fizemos uma linda pizza com esse ingrediente. Espero que vocês façam e se divirtam.

Ah, sabe aquele fim dos filmes da tarde que tem legenda e falam do futuro do personagem? Deste post poderia ser assim: Danusa continua fazendo pizza para seus familiares e amigos e todos têm gostado muito. Uma dica: use o molho da Marcella Hazan para deixar sua pizza mais saborosa e autêntica.

 Pizza__3_

Pizza de Bacon, Tomate e Gorgonzola

 

Ingrediente para 4 pessoas

 

Para a massa:

650 g de farinha para pizza

375 ml de água

1 ½ colher de chá (5 g) de fermento biológico frescoPizza__2_

3 colheres de chá (18 g) de sal

 

Para o recheio:

400 g de polpa de tomate

200 g de mozarela

Cerca de 10 fatias de bacon

250 g de queijo gorgonzola

Azeite extravirgem

Sal

 

Modo de Preparo:

Despeje a farinha sobre uma superfície de trabalho e faça um buraco no centro. Adicione a água e o fermento esfarelado. Comece a misturar os ingredientes. Por último, acrescente o sal dissolvido em um pouco de água. Sove a massa até ficar macia, homogênea e elástica. Cubra com uma folha de filme-plástico e deixe crescer em local morno até dobrar o tamanho (isso levará cerca de 1-4 horas, dependendo da temperatura). Divida a massa em quatro partes e molde uma bola com cada uma. Cubra novamente com filme-plástico e deixe descansar pela segunda vez em local morno até dobrar o tamanho (isso levará cerca de 30 minutos a 1 h 30 minutos dependendo da temperatura). Polvilhe generosamente a superfície de trabalho com farinha e achate as bolas de massa, começando com as pontas dos dedos, e depois com um movimento giratório das mãos. Tempere a polpa de tomate com uma pitada de sal e uma gota de azeite extravirgem. Espalhe essa mistura sobre as pizzas e decore com fatias de bacon, a mozarela picada e a gorgonzola em pedaços. Asse a 250º C por 8 min.Pizza__4_

 

Tempo de preparo: 15 min

Tempo de descanso: 1h 30 – 5h 30 min

Tempo de cozimento: 8 min

Nível de dificuldade: médio

 

Avaliação da Receita: A massa ficou melhor das outras vezes, pois soube sovar melhor. A Chef Helena Jang me ensinou a sovar usando punho. Os sabores estavam deliciosos.


pizza

PIZZA - 50 DAS MELHORES RECEITAS
Autor: BARILLA, ACADEMIA
Idioma: PORTUGUÊS
Editora: MANOLE
Assunto: Gastronomia
Edição: 1
Ano: 2014
Código de Barras:     9788520439814
ISBN:     8520439810

Nenhum comentário: