quarta-feira, 23 de outubro de 2013

In Memorian: Marcella Hazan

 

No dia 29 de Setembro de 2013, o mundo ficou menos italiano. Morreu uma das autoras mais importantes para a culinária italiana, Marcella Hazan. Nascida Marcella Pollini, em 1923, na aldeia de Cesenatico em Emilia-Romana. Formada em Ciência Naturais e Biologia, casou-se em 1955 com o americano, nascido na Itália, Victor Hazan. Marcella cozinhava para o marido e adaptava pratos como “caprese a moda di Victor” (com tomate-cereja que ele adorava).

marcella2É dela um dos livros mais importantes da cozinha italiana: “Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica”, lançado pela Martins Fontes. O livro é uma união dos livros” The Classic Italian Cook Book” e “More Classic Italian Cooking”. Ah! Um detalhe importantíssimo, sua editora é Judith Jones, a mesma que editou o livro de Julia Child. Quem viu “Julie & Julia”, é dela aquela cena espetacular da editora testando a receita do boeuf bourguignon.

Marcella embora tenha tido uma deformidade no braço, cozinhava maravilhosamente. E diz a lenda que a moda do aceto balsâmico se deve a ela. Marcella, na versão da Martins, deixa claro que é para cozinheiros de todos os níveis. Também diz que tentou incluir o micro-ondas (no ano 1991), mais afirma que a textura não é satisfatória. Minha tia Maria ganhou o livro e fez duas receitas: uma como cortar alcachofras e outra um molho de cebola que a tia da minha tia fazia sem vinho. Esta receita é uma homenagem de uma outra homenagem, quando nosso querido Luiz Horta postou no Facebook a foto da mesma receita, me empolguei e resolvi fazer. Enfim, vamos beber um pouquinho da sabedoria desta senhorinha?

Molho de Tomate com Cebola e Manteiga

Este é o molho mais fácil de preparar, e nenhum outro tem um sabor mais irresistivelmente doce do que ele. Já vi gente rejeitar a massa e só comer o molho puro às colheradas.

· 1 kg de tomates frescos e maduros (lavar os tomates, cortar na metade e deixar ferver com panela tampada por 10 minutos e em seguida passar no processador de tomates ou escaldar em água fervente por um minuto, tirar a pele e cortar em pedaços) ou 2 xicaras de tomates em lata importados da Itália, em pedaços, com seu suco marcella3

· 5 colheres de sopa de manteiga

· 1 cebola media descascada e cortada ao meio

· Sal a gosto

· 500 a 750 g de massa

· Queijo parmegiano-reggiano ralado para ser levado à mesa

Massa recomendada Este é um molho inigualável para gnocchi de batata, mas também fica delicioso com massas industrializadas como espaguete, penne ou rigatoni. Sirva com queijo parmesão ralado.

Coloque os tomates frescos preparados ou os enlatados numa panela, adicione a manteiga, a cebola e o sal e cozinhe sem tampa em fogo baixo por quarenta e cinco minutos, ou até a gordura subir à superfície. Mexa de vez em quando, amassando os pedaços grandes de tomate com a parte posterior da colher de pau. Prove e acerte o sal. Tire a cebola antes de temperar a massa com o molho.

Nota Quando pronto, pode ser congelado. Tire a cebola antes de congelar.

 

hazanFUNDAMENTOS DA COZINHA ITALIANA CLASSICA
Autor: HAZAN, MARCELLA
Idioma: PORTUGUES
Editora: WMF MARTINS FONTES
Assunto: GASTRONOMIA
ISBN: 8578277155
ISBN-13: 9788578277154

Nenhum comentário: