quinta-feira, 29 de outubro de 2009

De Cuba, com carinho

Arte_livro Num dia desses, minha chefe pediu para colocar na estante dos mais vendidos o novo livro da Contexto “De Cuba, com carinho”. A primeira impressão foi péssima achei a capa feia e não entendi por que a Istoé tinha colocado na lista. 

Na quarta-feira abri e fui xeretar o livro, como sempre faço para dar informação para clientes. Qual foi minha surpresa a descubrir que a autora Yoani Sanchez tinha virado de uma especie de guerrilheira virtual. Esta cubana, formada em filosofia, tem um dos blogs mais influentes o Geracion Y. Yoani conta no seu blog, o dia a dia vivendo com o marido Reinaldo Escobar e o filho Teo.

O que seria um diario de bordo como este diario virtual, vira o relato de uma heroina moderna, que tem que burlar a ditadura do governo, como entrar no hotel com pen drive, contando os minutos para poder postar os acontecimentos. Sem falar em racionamento, ou celebrar o aniversario de outra blogueira Claudia que admite ter medo do governo.

Yoani ganhou o premio Ortega y yoanisanchez060508 Gasset e foi eleita uma das pessoas mais influentes da revista Time. Não é de surpreender seu texto forte e denunciador são transformadores. Com vocês um pequeno trecho: “Não estou disposta a aceitar outro período de palavras de ordem e pratos vazios, de cidade paralisada por falta de combustível e líderes irredutíveis, com suas geladeiras cheias.”

Que bom que temos mulheres como Dina Sfat, Simone de Beauvoir, Rosa Luxemburgo, Pagu, Tarsila do Amaral, Sylvia Plath, Dorothy Parker e agora com muito orgulho Yoani Sanchez.

 

Nenhum comentário: