segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Especial Natal - Sobremesa

 

No nosso cardápio de sobremesa caprichamos! Lembram-se que abordamos  um livro de Bolos aqui? O sensacional “Bolos Deliciosos”, sobre aquele Clube Clandestino de Bolos? Tivemos apenas uma dificuldade: achar Mel de Urze. Cordélia Ramos, minha colega de trabalho e que morou por um tempo em Londres, me ajudou a procurar um substituto para o ingrediente. Optamos pelo Mel de Eucalipto, pois o seu sabor amadeirado pode ser comparado ao da Urze.

Como o tempo é de vacas magras, resolvemos fazer um belo Bolo de Mel que ainda tem especiarias como noz-moscada, cravo, canela e ainda para dar um sabor natalino vai uísque e café. Esperamos ter acertado e orienta-los a cozinhar um doce bom, bonito e que sirva seus convidados no Natal! Eu e Lynn Hill, autora deste livro divertido, desejamos um Natal bem londrino para você!

 sobremesa nata 2

Bolo de Mel para o Natal

Karen Jefferson

Perfeito para ser servido no Natal, como uma alternativa mais leve, este delicioso bolo é feito com café fresco, baunilha e especiarias fortes – e proporciona momentos agradáveis de deleite e autocomplacência!

Variar o mel pode produzir um resultado bem diferente. Para espalhar o bolo, experimente aplicar várias camadas de calda, conferindo um sabor mais intenso e um visual adorável.

Rende -20 porções

 Ingredientes:

125 ml de óleo vegetalsobremesa natal

235 ml de mel de urze

150 g de açúcar refinado

110 g de açúcar mascavo escuro

3 ovos grandes

1 colher (chá) de extrato de baunilha

235 ml de café forte

120 ml de suco de laranja espremido na hora

60 ml de uísque

440 g de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

½ colher (chá) de sal

4 colheres (chá) de canela em pó

1 colher (chá) cravo-da-índia em pó

1 colher (chá) de noz-moscada ralada na hora

1 colher (chá) de gengibre em pó

 

Calda (opcional):

5 colheres (sopa) de mel

2 colheres (sopa) de suco de laranja espremido na hora

 

·         Preaqueça o forno a 160 oC, unte e enfarinhe uma forma bundt (com um furo no meio) de 2,5-3 litros.

·         Em uma tigela, bata o óleo com o mel, os açúcares, os ovos, o extrato da baunilha, o café, o suco de laranja e o uísque. Acrescente a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e as especiarias e bata até misturar.

·         Transfira para a forma e espalhe para deixar uniforme.

·         Leve ao forno na grade mais alta por 1 hora, até ficar dourado e um palito inserido no centro sair com alguns farelos. Deixe na forma por alguns minutos e desenforme sobre um aramado para esfriar completamente.

·         Se quiser espelhar o bolo, aqueça o mel com o suco de laranja em fogo baixo e pincele a calda quente sobre o bolo. Aplique três ou quatro camadas, com alguns minutos de intervalo. Se desejar, faça alguns furos na superfície do bolo para que a calda seja absorvida. Sirva quente ou espere esfriar, mas o bolo é mais gostoso no dia seguinte.

 

Avaliação da Receita: Fiz uma primeira tentativa e o bolo queimou. Na segunda tentativa, mesmo com fogo baixo, as pontas queimaram um pouco. Aconselho usar forma normal, pois a massa é muito delicada e não combina com a forma bundt. Porém, a massa é deliciosa e pode usar qualquer mel, pois o café e o uísque tiram a doçura. Outra saída é fazer um glacê com água e açúcar de confeiteiro e colocar em cima do bolo.

 

ooh de casa Toalha e enfeites - Ôoh de Casa!
Rua Fradique Coutinho, 899 - Vila Madalena, São Paulo - SP, 05426-011
(11) 3815-1786
www.oohdecasa.com.br/

 

bolos BOLOS DELICIOSOS
Autor: HILL, LYNN
Tradutor: BIFANO, MARIA ELISA
Ilustrador: MAGAN, ANITA
Idioma: PORTUGUES
Editora: MARCO ZERO EDITORA
Assunto: CULINÁRIA - DOCES E SOBREMESAS
ISBN: 8521318227
ISBN-13: 9788521318224

Nenhum comentário: