sábado, 14 de agosto de 2010

Risotos & Vinhos

Para mim férias só é férias se tem uma aula de gastronomia no   meio. Ontem fui no Viandier fazer uma aula de risotos (a bem pouco tempo estou me metendo a fazer risoto mais não acertava o ponto) e harmonização com vinhos. “Taillevent chef de reis escreveu Le Viandier, primeiro livro gastronômico francês de que se tem registro em 1380”. Dai o nome da escola.

Você entra é super bem recebido, te oferecem um café e apresentam o local. O Chef Gustavo Inglesias (fundador e dono) fica na cozinha preparando os brodos (caldos para fazer o risoto). Quando todos os alunos chegam vamos para a cozinha/escola. Lá o Chef explica como são feitos os caldos e ensina truques e onde conseguir as carcaças de peixes, frangos. Em seguida veem a parte mais legal: COZINHAR! Como estavamos em 4 cada um fez seu risoto. Eu peguei o Risoto de Brie com morangos e espumante. O truque para não queimar o óleo por exemplo é misturar manteiga e azeite e em seguida misturar a cebola. Também aprendi que o vinho tem que evaporar todo pois senão o risoto fica amargo e o risoto só fica pronto quando fica transparente. Fica um ajudante para nos acessorar junto com o Chef e uma moça serve as bebidas.

110610 risotto de morangos O gostoso que Gustavo além de ver o desempenho dos alunos, ele nos olha focado no potencial culinário de cada um. Eu já estava bebinha com o espumante mais sentindo que meu risoto tinha ficado muito legal. Sentamos e provamos os 4 risotos em queneles (colheradas) com um vinho branco e a esta altura eu pedi água senão não seria boa idéia. Aí nosso chef gente boa fez o Arancini (bolinhos de risoto), primeiro ele fez com o de bacalhau e em seguida o de brócolis e com camarão de recheio que foi o mais gostoso. Pois era crocante por fora e macio e úmido por dentro. Voltei para casa sentindo que tinha mudado de alguma forma minha forma de sentir e cozinhar risotos.

Nenhum comentário: