segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Em Busca do Risoto Perfeito

Outro dia conversando com minha chefe, falamos como risoto italiano (aquele com arroz arbóreo) é difícil de fazer. O ponto dele sempre é meio “al dente” e a textura é meio indefinita. Eu ri e citei Yann Calderon do livro Trattoria X Bistrô onde um chef francês Yann e um chef italiano Hamilton Mellão pegam um ingrediente e fazem pratos do lugar de origem como Rattatouille e Caponata. No meio do livro um chef alfineta o outro e claro que o francês cutuca falando “Pelo menos meu arroz não é grudento e mole.”

Já fiz curso de risoto como vocês bem sabem no blog. E quando tenho fome mesmo cansada voltando do trabalho faço umas misturinhas ai. Costumo usar muito o Creme de Queijo da Balkis sabor Ricota, ontem fiz com brie. Agora um segredo que aprendi na tevê com o André Segato, fazer sempre caldo natural. Detalhe não precisa um caldo de carne ou frango super elaborado, você simplesmente coloca tudo que tem na geladeira e sem sal só salgue depois. Agora meus caldos são tão simples que às vezes só tem cebola e cenoura e não é que o sabor aprimora e valoriza o prato. A foto que enfeita o blog é um Risoto de Brie.Risoto de BrieE como adepta do comfort food adoro comer em bowl e com colher. Ah! Aviso aos navegantes como não sei cortar cebola pequenininha meu risoto tem cebola que faz crek crek.

Nenhum comentário: