segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Meu Miojo

 

Quando fazia faculdade e meus dotes culinários iam de a à b, miojo era um grande aliado. Vasculhava blogs e sites de receitas em busca de novas maneiras de prepará-lo. Minha melhor criação foi um Molho Teriyaki ou Tarê que consistia em shoyu e mel.

Para comemorar os 54 anos do Miojo, a Editora Boccato criou o livro Meu Miojo. Momofuku Ando, um taiwanês naturalizado japonês funda em 1948 a Nissin Food Products em Ikeda, Osaka, Japão. Em 25 de Agosto de 1958, quando tinha 48 anos, depois de meses de testes Ando finalmente cria o método de “fritura-relâmpago” que levou a invenção do macarrão instantâneo. Momofuku morreu, em 5 de Janeiro de 2007, aos 96 anos, de ataque cardíaco em Osaka.

Meu Miojo, um livro que vêm num envelope prateado imitando o famigerado pacotinho de tempero traz receitas de 14 renomados chefs: Carla Pernambuco, Emmanuel Bassoleil, Erick Jacquin, Morena Leite, Edinho Engel, Flávia Mariotto, Joca Pontes, Mônica Rangel, Renato Carioni, Carlos Ribeiro, Pier Paolo Picchi, Luiza Hoffman, Tatiana Szeles e Fellipe Sica. O livro apresenta histórias divertidas dos profissionais das panelas e sua experiência no preparo do macarrão instantâneo. Carla Pernambuco recorreu ao miojo para alimentar seus filhos e Morena Leite que o experimentou em Trancoso num acampamento com a família e ferveu o macarrão instantâneo com água do mar (eles esqueceram de levar água) e serviu com lagosta. As receitas vão da alta gastronomia como Miojo Caramelizado com Laranja e Foie Gras até os simples Miojo com Burro e Sálvia e Miojo Thai com Filé e Brócolis.

Miojo com Peito de Pato ao molho de gengibre e mirin

Chef Renato Carioni

Ingredientes:

· 2 peitos de pato

· Sal e pimenta-do-reino moída na hora

· 50 g de manteigamiojo

· 100 gr de gengibre cortado em tiras finas

· 2 dentes de alho

· 1 cenoura laminada finamente

· 8 talos de cebolinha cortados finamente

· 2 talos de salsão cortados finamente

· ½ xicara (chá) de saquê mirin (eu substitui por vinho branco com açúcar)

· 4 pacotes de Nissin Miojo

· 1/3 xicara (chá) de ponzu

· ¼ xicara (chá) de shoyu

· ½ xicara (chá) de folhas de hortelã picadas finamente

Modo de Preparo:

Tempere os peitos de pato com sal e pimenta-do-reino dos dois lados, dando uma atenção especial para o lado da pele. Leve-os a uma frigideira preaquecida, primeiramente do lado da pele até que fique bem dourada e crocante, vire-os e deixe por mais ou menos 2 minutos. Retire-os da frigideira e leve ao forno preaquecido a 180° C por mais 5 minutos e reserve. Em uma wok, derreta a manteiga e refogue o gengibre, o alho, a cenoura, a cebolinha e o salsão.

Deglaceie com o mirin, acrescente o Miojo cozido, misture bem e finalize com o ponzu, o shoyu e a hortelã picada. Disponha a massa em quatro pratos, fatie finamente os peitos de pato, coloque por cima de tudo e sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções

Dica: O ponzu pode ser substituído por 2 colheres (sopa) de suco de limão.

 

30184669MEU MIOJO - RECEITAS E HISTORIAS
Formato: Livro
Autor: VARIOS AUTORES
Editora: COOK LOVERS
Assunto: CULINÁRIA
ISBN: 8562247189
ISBN-13: 9788562247187

Nenhum comentário: