domingo, 13 de janeiro de 2013

SEGUNDA SEM CARNE

 

O livro foi pensado pela família McCartney, quando Paul leu a reportagem “O lado sombrio da criação de animais”, elaborada a partir de um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006, não sendo assinada por nenhuma organização ligada ao vegetarianismo. Então, veio a ideia de conscientizar as pessoas a serem saudáveis pelo menos uma vez por semana e ajudar o planeta. Por que “Segunda sem Carne”? Segunda, por que as pessoas já exageraram no final de semana e, portanto, estão mais abertas a comer pratos leves.

O livro apresenta 52 refeições completas, divididas por estações do ano, tendo sempre no cardápio: café da manhã, almoço para viagem, almoço, acompanhamento, jantar e sobremesa. Assinam algumas receitas: Paul McCartney, Laura e Woody Harrelson, Mario Batali, Kevin Spacey, Vivienne Westwood, entre outros. Um livro tentador até para mim uma carnívora assumida.

Linguine com Amêndoa e Caciocavallo

Receita de Mario Batali

Serve 4 pessoas

A muçarela e o parmesão são queijos de merecida fama, mas de vez em quando é gostoso cozinhar usando outros excelentes queijos italianos. Por exemplo, o caciocavallo, queijo produzido no sul da Itália, preparado com uma massa parecida com da muçarela, é puxada várias vezes e moldado em formato de pera, amarrado no “pescoço” e pendurado para amadurecer. A amêndoa e a pimenta também são típicas daquela região e dão ao prato uma textura crocante e aroma peculiar.

· 110 ml de azeite de oliva extravirgem010

· 6 dentes de alho cortado em fatias finas

· 1 colher (sopa) de pimenta calabresa em flocos

· 110 g de amêndoa sem pele fatiada

· Sal

· 700 g de linguine fino

· 3 colheres (sopa) de salsa picada fino

· 110 g de queijo caciocavallo, ralado na hora.

Leve ao fogo uma panela bem grande com 8 litros de água. Enquanto isso, aqueça o azeite numa frigideira grande, em fogo médio, e doure ligeiramente o alho. Junte a pimenta e a amêndoa e continue fritando por mais 2-3 minutos, até a amêndoa começar a dourar. Retire do fogo.

Coloque 2 colheres (sopa) de sal na água fervente. Junte a massa e cozinhe por 1 minuto a menos do que recomendado na embalagem. Pouco antes de o macarrão ficar pronto, adicione 55 ml de água do cozimento da massa á frigideira com a amêndoa.

Escorra o linguine e junte-o ao molho de amêndoa. Leve ao fogo médio, acrescente a salsa e mexa por cerca de 30 segundos, até a massa ficar bem coberta de azeite. Tire da frigideira do fogo, adicione metade do queijo e mexa por 15 segundos. Despeje o macarrão numa tigela aquecida e sirva imediatamente, acompanhado do queijo restante.

30366032SEGUNDA SEM CARNE
Formato: Livro
Autor: MCCARTNEY, STELLA
Autor: MCCARTNEY, MARY
Autor: MCCARTNEY, PAUL
Tradutor: TREMOLADA, LAURA
Introdução: TARRY, CLAUDIA
Editora: MELHORAMENTOS
ISBN: 8506006252
ISBN-13: 9788506006252

Nenhum comentário: