segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O Perfume do Chianti

 

É preciso viajar, ficar informado, falar com as pessoas, ficar sempre em dia com as novidades. Em resumo, é necessário estar interessado, estimulado por tudo aquilo que se move em volta da nossa atividade. É preciso amar o vinho. O viticultor que não toma com prazer um bom copo todos os dias, que não dá uma frequente passada na trattoria atrás da esquina, bem como na enoteca do Grande Hotel, para saber o que sai das outras adegas, é como o chef que não experimenta os próprios pratos e nunca entra em restaurantes e mercados: jamais confiar num cozinheiro magro!

Tenuta Tignanello (FI) , il Marchese Piero Antinori con le figlie Albiera, Allegra e Alessia in occasione dei trent'anni del loro primo super Tuscan © Massimo SestiniPiero Antinori, o homem que revolucionou os vinhos toscanos na década de 70 com os Super Toscanos como os Tignanello, Solaia e Cervaro della Salla, relata em tom de conversa suas conquistas no mundo viticultor. E como mantém em suas veias o sangue tinto da família, agora contando com a ajuda de suas filhas Albiera, Allegra e Alessia.

Antinori conta o passado destes toscanos empreendedores que estão no mercado há mais de 600 anos, sendo a segunda família a ter um negócio por gerações. A primeira seria de asiáticos que constroem templos cerca de 1.000 anos. Piero conta detalhes como ele e o pai durante a guerra vendo a adega destruída pelos alemães e o cheiro do chianti imaturo, além da missão de reconstruir todo seu trabalho. Em 1984, a empresa precisou de ajuda financeira de terceiros para manter-se, até voltar às mãos dos próprios donos. Antinori hoje é o presidente do Instituto del Vino Italiano di Qualitá.

O viticultor divide o livro em sete vinhos e em cada capítulo mostra os feitos da família Antinori. Conta desde o aprimoramento dos vinhos quando Piero entra nos negócios do pai em 1966 com estudo e pesquisa até a criação dos famosos Tignanello, Solaia e Cervaro della Salla passando pelas conquistas em terras estrangeiras como o Antica Napa Valley, na Califórnia. Hoje, como um homem que não para de criar e adquirir novas experiências, Piero está pesquisando um vinho branco que poderá receber prêmios, até um tinto que harmonize perfeitamente com peixe. Além de sua última empreitada, criar uma Adega Ecológica, primeiro para atrair turistas, para depois ter amantes de vinho. E ainda no papel, a criação de um Museu do Vinho. E como fala o enólogo de confiança da família, Giacomo Tachis:

- Construam à vontade os seus porões-museus, mas nunca esqueçam que no centro de tudo devem permanecer a terra e o vinho.

 

o-perfume-do-chianti-piero-antinori450PERFUME DO CHIANTI, O
HISTORIA DE UMA FAMILIA
Formato: Livro
Autor: ANTINORI, PIERO
Tradutor: FONDELLI, MARIO
Idioma: PORTUGUES
Editora: ROCCO
ISBN: 8532527434
ISBN-13: 9788532527431

Nenhum comentário: