sábado, 8 de janeiro de 2011

O Sol por Testemunha

Ganhei um ouro em forma de dvd, do Seu Paulo, meu amigo e autor do livro “Os Melhores Diálogos do Cinema”. Este filme de René Clement que meu pai e minha tia adoram tem um por que, passado na Itália, mais precisamente em Mongibello e sendo um bom suspense que Alain Delon mostra a que veio.

Baseado em “O Talentoso Ripley” de Patricia Highsmith, onde Tom Ripley (Alain Delon) tem a missão de levar Phillipe (Maurice Ronet) de volta a San Francisco em troca de 5 mil francos dado pelo pai do rapaz. Descubrirmos então que Phillipe é um rapaz cruel e usa as pessoas até sua namorada Marge (Marie Laforêt). Até Ripley armar um plano genial e assumir a personalidade de Ronet.soleil 4

Romy Schneider aparece na sequência inicial como uma das moças que sai com Freddy (Billy Kearns), pois nesta época ela já iniciara o turbulento romance que teve com Alain Delon. O filme tem tomadas geniais como o assassinato de Phillipe em que Tom tenta cubrir o corpo com o barco entrando numa marola, mostrando a hesitação após matar alguém. Até um simples close entre Marge e Phillipe mostrando a relação doentia e sufocante dos dois amantes.

René Clement é um cineasta genial. E quem puder veja.

Alain Delon em O Sol por Testemunha

Nenhum comentário: