terça-feira, 12 de junho de 2012

Ragu de Pato

Quando vendo meus livros, adoro colocar uma nova categoria: os livros inspiradores. Que o melhor de todos é o excelente A Cozinha do Chakall. Ou seja, o livro que você abre com uma receita de Espeto de Pato e no fim usando a mesma receita faz um Espeto de Frango.

 raguOutro dia zapeando a tevê, vi no ótimo Que Marravilha, Claude Troisgros ensinando uma receita de Ragu de Pato. Como sou apaixonada por pato, um ingrediente que chamo de frango com gordura. Resolvi fazer a minha versão (já que tenho um molho ao sugo que adoro) com o pato.

Ragu ou Ragout, tradicional molho com carne cozida, de tradição italiana. Ragout tem origem francesa no século XVII, feita com carnes, aves, caça, peixe sendo guarnição ou recheio para pastéis, vol au vent e empadas. Hoje em dia muito usado em cantinas italianas, com dois molhos mais conhecidos como Napoletano: duas carnes cozidas e servida com rigatoni ou fusili, colocada separadamente chamada de Bracciole de ragu e Bologne ou Emiliano: carne moída ou carne desfiada com molho de tomate servido no fettuccine e pappardelle.

Nesta receita, usei coxa de pato, extrato de tomate elefante que faz meu molho ser especial, vinho que faz qualquer prato ficar especial e o leite que tira a acidez do extrato. Hoje pelo frio, optamos fazer com uma deliciosa polenta.

Ragu de Pato

Ingredientes:

· 2 coxas de pato

· 1 cebola roxa picada

· 3 dentes de alho em conserva040

· 1 lata de extrato de tomate elefante

· 1 medida de vinho tinto

· 1 medida de leite

· 1 medida de água

· ½ caldo de carne

· Sal, pimenta moída na hora, noz-moscada.

Modo de Preparo:

Cozinhe a cebola e o alho até ficar transparente. Cozinhe os peitos de pato e em seguida coloque a lata de extrato, temperando com caldo de carne, sal, pimenta e noz-moscada. Coloque o vinho tinto, leite e água e com a panela semi tampada espere o molho engrossar por uns 5 minutos. Tire as coxas e despedace os pedaços e volte ao molho. Pode colocar manjericão ou outra erva aromática.

Buon appetito!!!

Nenhum comentário: