sábado, 7 de julho de 2012

A Autêntica Culinária Francesa

O grande chef Daniel Galmiche escreveu “A Autêntica Culinária Francesa” para termos as melhores receitas de brasseries. Daniel Brasserie_071029025620650_wideweb__300x375trabalhou, em 1989, no Le Gavroche sob a tutela de Michel Roux. Atuou também em alguns restaurantes prestigiados da Grã-Bretanha como Harvey no Bistrol, L'Ortolan, Cliveden House e The Forbury Hotel. Alguns colecionando estrelas Michelin pelo caminho.

Brasserie na verdade significa “cervejaria” em francês. Em 1864, Fréderic Bofinger, fabricante de cerveja da Alsácia, abriu um bar minúsculo em Paris, sempre servindo uma ótima cerveja e chucrute. Naquela época, muitas pessoas mudaram da Alsácia para Paris fugindo da guerra. E a mistura de chucrute e cerveja proliferou por toda Paris. Bonfinger, então, autointitulou-se: o pai da brasserie parisiense.

Hoje são lugares democráticos onde se misturam políticos e artistas e é possível saborear desde um croque monsieur até um coq au vin. Le Coupole, por exemplo, teve a presença ilustre de F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemmingway, Salvador Dalí, Henry Miller, Pablo Picasso e Henri Matisse. Conta-se que Hemmingway,hemingway em 1944, quando os exércitos aliados estavam prestes a libertar Paris, impaciente com demora, pegou um carro emprestado e vagou sem proteção e dirigiu um dia inteiro para saborear no Le Coupole antes de sua libertação.

Brasseries aproveitam o máximo a produção local. Por exemplo, em Nancy pode-se saborear Quiche Lorraine, em Bouches-du-Rhônes come-se bouillabaisse (sopa de frutos do mar aromatizada com açafrão), bourdin noir (chouriço), coq au vin, tarte aux pommes (torta de maçã), crème caramel. Daniel enfatiza que o livro mistura suas experiências que vão desde de receitas com “jeitinho de mamãe” até Michel Roux e algumas releituras.

Nesta receita é citado um peixe solha, com coloração marrom e manchas cor de laranja. Mais facilmente substituído por linguado e ficou uma delicia. Espero que vocês sintam um pouquinho das ruelas de Paris com este livro.

Filé de Solha com Manteiga e Amêndoas

Preparo: 15 minutos

Cozimento: 15 minutos009

· 4 filés de solha ou de linguado (125 g cada)

· 2 colheres (sopa) de farinha de trigo

· 55 g de manteiga

· 2 colheres (sopa) de azeite

· ¼ xicara de amêndoas laminadas

· Um punhado pequeno de salsa (só as folhas) bem picada

· Suco de ½ limão

· Sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora

Coloque os filés de peixe sobre uma tabua de carne, tempere com sal e pimenta e polvilhe com farinha. Comprima com papel-toalha para retirar o excesso, deixando apenas uma leve camada sobre o peixe.

Derreta metade da manteiga no azeite numa panela grande e pesada em fogo médio-brando. Quando começar a espumar, adicione os filés e grelhe por 4-5 minutos de cada lado, até ficarem com uma bela cor dourada e firme ao toque. Ponha-os num prato, reserve e mantenha aquecidos enquanto termina o molho de manteiga.

Adicione a manteiga restante e as amêndoas à panela e frite até dourar. Acrescente a salsa, regue com o suco de limão e tempere com sal e pimenta.

Distribua os filés em quatro pratos, espalhe as amêndoas e o molho de manteiga por cima e sirva.

9788579143380A Autêntica Culinária Francesa - As Receitas Mais Apreciadas Das Brasseries Agora Em Sua Mesa

Autor: Daniel Galmiche

Editora: Publifolha

Categoria: Gastronomia / Alimentos

I.S.B.N.: 9788579143380

Cód. Barras: 9788579143380

Nenhum comentário: