quarta-feira, 15 de agosto de 2012

VINHO - COMO COMPRAR, ESCOLHER E DEGUSTAR

Tem uma categoria de livro que eu chamo de “Livro for Dummies” são aqueles didáticos, com algumas figuras que nos ajudam no básico. Um dos melhores: “Vinho for Dummies” é o livro da Larousse “VINHO - COMO COMPRAR, ESCOLHER E DEGUSTAR” do excelente Matt Skinner, um sommelier australiano que ajudou Jamie Oliver a formar os garçons do Restaurante Fifteen, e também escreveu “Sem Segredos” e “The Juice”.

Um guia que me empolgou, e me ensinou de tal forma que nem eu sabia que gostaria tanto de tentar descobrir e conhecer mais sobre vinhos. Sou de uma família italiana tradicional onde o nonnino (avozinho) ficava na cabeceira da mesa com um barril de vinho servindo o restante da família.

Matt Skinner coloca de forma didática e com figuras gigantes. As partes são:

“Como Comprar”: o autor nos fala da diferença entre comprar num supermercado, comerciante de vinhos independente, internet, leilão, restaurante e vinícola.

“Como Degustar”: começamos com instrumentos necessários como o saca-rolhas indicado, 3 taças necessárias para nosso cotidiano como flutê (champanhe), vinho branco e vinho tinto, um decantador para  tirarmos a rolha no caso de vinho envelhecido ou até um decantador pequeno para guardar o restante de vinho. Fala dos pontos da língua onde conhecemos a doçura, acidez e o tanino.

“Como Harmonizar”: o capítulo mais legal, onde Skinner nos direciona a harmonizar por ingrediente, países e estações do ano. E por fim algumas dicas infalíveis como Champanhe com peixe e fritas, Sauvignon Blanc com queijo de cabra, Riesling com comida tailandesa, Pinor Noir com pato, Cabernet Sauvignon com cordeiro e Pedro Ximénez com sorvete.

“Como Armazenar”: mostra diferentes tipos de vinhos, os para beber imediatamente, guardar por 2 anos ou para guardar a longo prazo. Também explica a importância de ter um lugar apropriado para guardar desde de caixas de papelão até uma adega profissional.

“Investir”: Ensina como usar o vinho como investimento, neste caso procurar um comerciante confiável ou um corretor, tente saber o máximo do vinho comprado e guarde num lugar seguro.

O livro te faz se sentir capaz de ir numa gôndola de supermercado e escolher sem medo. Por fim acabei comprando um saca-rolha “amigo do garçom”, aquele que tem um cortador de cápsula da garrafa e uma alavanca com um apoiador. Ainda estou treinando nas minhas garrafas. Com prática ficarei expert. Matt Skinner faz o que cumpre nos dá confiança necessária para começar a conhecer o amplo mundo dos vinhos.

vinho como comprar escolher e degustarVINHO - COMO COMPRAR, ESCOLHER E DEGUSTAR
Formato: Livro
Autor: SKINNER, MATT
Editora: LAROUSSE DO BRASIL
Assunto: CULINÁRIA - BEBIDAS
ISBN: 8576355922
ISBN-13: 9788576355922

Um comentário:

*Hera disse...

Eu conheço muito pouco sobre vinho, na verdade começei a aprecia-lo melhor a pouco tempo. Antes vinho pra mim era tudo igual hahahaha.

Eu adoro um verduzo e moscato, que sao vinhos brancos. Nao sou mto de vinho parado ou amadeirado como o de medo, eles me pesam muito. A nao ser que eu esteja comendo uma boa carne ao sangue =D

Os roses nao sou fanzona. Tem um sò q eu gostei, que è feito em Vall'Ostra que è muito bom.

Gostei do post. Espero que vc fique expert e me ensine truques =)