quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A Cozinha Vegetariana para Todos

 

Rose Elliot é conhecida como a rainha da cozinha vegetariana. Ela já escreveu 55 livros, entre eles, Simples Delicious, publicado em 1967. O seu livro mais recente é Rose Elliot’s Vegetarian Supercook da Hamlyn de 2006.

Rose é vegetariana desde os 3 anos de idade, mas sua ligação com a culinária surgiu quando começou a criar novas receitas vegetarianas para White Eagle Lodge, um retiro espiritual no Reino Unido. Sua comida fez tanto sucesso que foi lançado um livro de receitas do White Eagle Lodge. Assim sua carreira de escritora foi se popularizando, com um estilo descontraído que conta as experiências da sua família com a culinária.

A Jorge Zahar teve o cuidado de traduzir o livro Rose Elliot’s Vegetarian Cookbook, feito em 1985. Infelizmente, algumas receitas não entraram nesta versão por ter alguns ingredientes inviáveis. Rose tomou o cuidado para fazer receitas com ingredientes facilmente substituíveis para vegetarianos e veganos. O livro tem o que toda publicação deve ter: simplificar o ato de cozinhar.

Croquete de ovo rápido e fácil

Esta receita foi inventada pela minha tia: pequenos croquetes de ovo que podem ser preparados em minutos. Experimente-os com tomates grelhados.

2-4 porções

· 50 gr. de manteiga

· 1 col. sopa (cheia) de amido de milho

· 275 ml de leite009

· Sal e pimenta do reino moída na hora

· 1 pitada de macis ou noz-moscada ralada na hora

· 2 col. sopa de queijo ralado

· 4 ovos cozidos duros, finamente, picados

· 2 col. de sopa de salsinha fresca picada

· Farinha de trigo para cobrir

· Azeite de oliva, para fritura rasa

Derreta a manteiga em uma panela e misture o amido de milho. Retire do fogo e acrescente leite aos poucos, mexendo sem parar. Leve de volta ao fogo, deixe ferver, ainda mexendo, até que a mistura engrosse bastante.

Tempere com sal, pimenta e uma pitada de macis ou noz-moscada, acrescente o queijo ralado e espere que ele derreta antes de acrescentar os ovos e a salsinha.

Cubra com a farinha e frite em óleo bem quente de ambos os lados, até que estejam dourados. Sirva imediatamente.

cozinhaA cozinha vegetariana para todos
Rosa Elliot
Tradução: Bruno Fiúza
Seleção, organização e revisão técnica: Flávia G. Pantoja
Zahar, 360 páginas
ISBN: 978-85-3780-887-0

Nenhum comentário: