terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

CULINARIA FRANCESA BISTRO CLASSICO

 

Bistrô, os restaurantes acolhedores da França, ficaram populares durante a Segunda Guerra Mundial, já que os homens iam para a guerra e as mulheres conseguiam o sustento da casa fazendo comida caseira para o público pagante. A palavra “bistrô”, surgiu por volta de 1815 durante a ocupação russa, onde os soldados gritavam “bystro, bystro” que quer dizer “rápido, rápido” em russo. Laura Washburn, a autora deste delicioso livro deixa bem claro logo na introdução que receitas de Bistrô são muito simples e do interior da França, apenas mais demoradas por que franceses passam horas comprando, fazendo e degustando suas refeições.

O livro tem receitas saborosas como: Frango com estragão, Carne de porco na sidra com batatas e maçãs, Camarões ao alho e Bolo-suflê de chocolate com avelãs. Laura é formada na École de Cuisine de Varenne, além de trabalhar como assistente de Patrícia Wells, outra autora que tem livros de Bistrôs memoráveis. Vale a pena por uma Piaf no cd, abrir um Pinot Gigrio e fazer um prato.

Em uma visita à França, fomos à elegante cidade litorânea de Hossegor. Andamos pelo centro olhando vitrines e, em seguida, passeamos pelas ruelas, tentando escolher que villa compraríamos quando ganhássemos na loteria! Quando chegamos à orla da praia, estávamos famintos. O primeiro restaurante que avistamos servia chipirons à l’ail (lula ao alho), segundo constava em um quadro-negro. Então, nos sentamos, pedimos o prato e saboreamos uma refeição memorável. Os chipirons são lulas pequenas, muito suaves e delicadas, que não são encontradas onde moro. Contudo, é possível substitui-las por camarões. Sirva com bastante pão para absorver o molho de alho.

Camarões ao alho

Crevettes à l’ail

Rendimento: 4 porções

125 ml de azeite de oliva010

1 kg de camarões sem cabeça e sem casca

8-10 dentes de alhos picados

Um punhado de folhas de salsinhas picadas

Sal marinho grosso e pimenta-do-reino moída na hora

Fatias de limão para servir

Aqueça o azeite em uma frigideira grande. Quando estiver quente, mas sem fumaça, adicione os camarões e o alho, e cozinhe por 3-5 minutos, até os camarões ficarem rosados. Cuidado para o alho não queimar.

Retire a frigideira do fogo, salpique um pouco de sal, pimenta-do-reino e salsinha. Misture tudo muito bem. Sirva imediatamente, com várias fatias de limão para espremer.

Capa Culinária Francesa Bistrô ClássicoCULINARIA FRANCESA BISTRO CLASSICO
Autor: WASHBURN, LAURA
Ilustrador: BRIGDALE, MARTIN
Idioma: PORTUGUES
Editora: NOVA FRONTEIRA -
Assunto: CULINÁRIA - INTERNACIONAL
ISBN: 8522013942
ISBN-13: 9788522013944

Nenhum comentário: