quinta-feira, 19 de setembro de 2013

COZINHA ALEMÃ

 

O chef Heiko Grabolle, de nacionalidade alemã, está radicado no Brasil desde 2003. Dono da empresa Heiko Grabolle Gastronomia, é membro da Associação dos Chefs Alemães VKD. Em abril deste ano, Heiko assumiu o restaurante-escola da Senac de Blumenau tendo como objetivo foi trazer uma cozinha alemã para o grande público.

alema3O livro editado pelo Senac é um grande achado, pois está dividido em entradas frias, entradas quentes, prato principal e sobremesa. A obra embora tenha sua dificuldade, como em qualquer culinária pesquisada profundamente, apresenta receitas em sua maioria simples e práticas trazendo uma cozinha alemã ao nosso alcance, simples mortais.

O chef diz que tentou unir tanto a cozinha da Alemanha moderna e a trazida por imigrantes. Enquanto a moderna busca novas tecnologias e bases saudáveis, a dos imigrantes se reinventou com os ingredientes locais. Grabolle não deixa de colocar um pouquinho das receitas que fizeram parte da infância, como os waffeln (waffles) feitos por suas avós e as currywurst (salsichas com molho de curry) que ele e seus irmãos ganhavam dos pais quando iam ao mercado. Além de, claro, receitas clássicas como chucrute, marreco recheado, joelho de porco e apfelstrudel.

Lombo de porco assado no pão

Kassler im Brotmantel

Rendimento: 4 a 6 pessoas

Ingredientes:

· 800 g de lombo de porco do tipo kassler inteiro e limpo

· 1 litro de caldo de carne

· 1 cebola cortada em cubos alema4

· 1 cenoura cortada em cubos

· 1 talo de salsão cortado em cubos

· 3 talos de salsa

· 1 talo de alecrim

· 2 folhas de louro

· Aproximadamente 250 ml de agua morna

· 25 g de fermento fresco

· 400 g de farinha de trigo integral

· 100 g de farinha de trigo

· 15 g de sal

Método de preparo:

Cozinhe o lombo com o caldo de carne, a cebola, a cenoura, o salsão, a salsa e/ou alecrim e louro por cerca de 30 minutos.

Misture a agua morna com o fermento e deixe descansar por 10 minutos. Depois misture com as duas farinhas e o sal e sove por cerca de 20 minutos, até formar uma massa de pão. Deixe descansar por mais 15 minutos.

Abra a massa de pão na espessura de 2 a 3 cm, em uma travessa retangular.

Retire o lombo do caldo e, em seguida, coloque-o no meio da massa. Embrulhe como um pão grande. Asse no forno preaquecido a 180º C por cerca de 1 hora e meia.

Sirva quente.

Sabia mais Sirva o lombo fatiado com molho madeira acompanhado de arroz, legumes ou macarrão.

 

42137185COZINHA ALEMA
Formato: Livro
Autor: GRABOLLE, HEIKO
Idioma: PORTUGUES
Editora: SENAC NACIONAL
Assunto: CULINÁRIA
ISBN-13: 9788574583365

Nenhum comentário: