Como brasileiro ama usar macarrão para resolver problemas natalinos. Resolvemos de uma forma bem legal! Uma linda Lasanha de Abóbora e Queijo de Cabra da Nigella! Ah, se você não achar tudo, improvise. Eu não achei pinhão, por exemplo! E se achar o queijo de cabra muito caro, improvise com um outro queijo, da próxima vou usar mascarpone. O ideal é sempre ter um prato principal como carta na manga!
Lasanha de abóbora com queijo de cabra
Uma das perguntas mais frequentes que me fazem é: “Como crio as receitas?”. A resposta é simples: a gula. Quando não estou comendo, estou pensando sobre o que eu poderia querer comer e assim a ideia da lasanha de abóbora me veio à minha mente enquanto eu estava com água na boca. Com uma facilidade gratificante acho na minha cabeça o caminho da receita para a cozinha e depois para o meu estômago.
Esta é uma lasanha fácil de fazer, ao contrário da tradicional de carne. Não há dois molhos, os quais necessitam de preparo antecedente. Primeiro, apenas cozinho a abóbora, coloco-a em camadas com as folhas de lasanha fresca (compradas em embalagens à vácuo no supermercado) que não necessitam de pré-cozimento e junto com uma mistura simples de queijo e ovos.
Não se deixe levar pelo comprimento da receita, pois leva mais tempo para explicar do que para fazer!
Ingredientes:
Para o recheio de abóbora:
2 x 15ml colher de sopa de azeite
30g de manteiga sem sal
8 folhas de sálvia
2 cebolas descascadas e cortadas bem fininhas (ou muito bem cortadas)
3 dentes de alhos descascados e espremidos
2,2kg de abóbora, descascada, sem sementes e cortadas em cubos de 3cm (isto é mais ou menos a metade de uma abóbora de tamanho normal – aquelas que são próprias para consumo e não as que são usadas no Halloween. Ao fim do preparo, rende aproximadamente 2kg)
75ml de vermute ou vinho branco
60ml de água
1 xícara (400g) de tomates picados
Sal e pimenta
Para o molho de tomate:
700ml de molho tipo passata
500ml de água
2 x 15ml colher de sopa de açúcar
2 x 15ml colher de sopa de sal Maldon ou 1x15ml de colher de sopa de sal em tablete
Pimenta moída
Para a camada de queijo:
450g de queijo de cabra suave fresco
500g de ricota
3 ovos grandes orgânicos
Noz-moscada fresca e moída
600g (2 pacotes de 300g) de lasanha fresca em camadas
2 bolas de mozarela
125g de pinhão torrado em panela (somente o pinhão, sem óleo algum)
Sal e pimenta
NOTA
Costumo usar um queijo de cabra suave, vendido como Chevrissime blanc, não tem “casca” e a textura é mais parecida com a do queijo de cabra coalhado.
MODO DE PREPARO
1 Para fazer o recheio de abóbora: aqueça o óleo e a manteiga em uma caçarola rasa e frite as folhas de sálvia em fogo baixo por cerca de 2 minutos, adicione o alho e a cebola, ambos picados na panela e frite delicadamente por 10 minutos. Acrescente os pedaços de abóbora, vire-as bem no óleo acebolado. Após cerca de 5 minutos, coloque o vermute (ou vinho), a água e o tomate picado. Tampe a panela e cozinhe em fogo brando por uma hora, mexa ocasionalmente para que as abóboras cozinhem por igual. Prove – costumo adicionar sal nesta etapa – deixe esfriar.
2 Para o molho de tomate : apenas despeje o passata e a água em um grande jarro ou tigela, misture o açúcar, o sal e a pimenta , mexa tudo junto .
3 Para fazer as camadas de queijo : Em uma tigela bata o queijo de cabra junto com a ricota, os ovos , a noz-moscada , sal e pimenta a gosto. Preaqueça o forno a 200°C/180°C e utilize uma assadeira antiaderente.
4 Para montar a lasanha: coloque 500ml de molho de tomate frio no fundo da assadeira (com aproximadamente 36 cm x 26cm x 6cm). Intercale com a terceira camada de lasanha, sobreponha bem (os italianos colocam o molho na horizontal e a massa na vertical, nem sei se faz sentido, acho na verdade que nem importa tanto assim). Reserve o resto do molho de tomate de lado por enquanto.
5. Com a ajuda de uma espátula de silicone, faça uma camada de recheio de abóbora e junte com um terço da mistura de queijo sobre a lasanha. Não vai ficar completamente coberta, será necessário fazer mais camadas. Em seguida, inicie uma nova camada com lasanha, seguida de abóbora e por último o queijo. Repita mais uma vez - lasanha, abóbora e queijo. Despeje o restante do molho de tomate frio sobre a lasanha já montada, deixando-o ser absorvido entre as camadas. Por último salpique o queijo picado.
6. Asse durante 1 hora. Depois de assado, retire do forno e deixe repousar entre 15-30 minutos, pois é mais fácil para cortar e servir. Também adoro comer depois de uma hora de repouso ou mais. Quando começar a cortar, você vai perceber um caldo de tomate com queijo no fundo da assadeira, um pãozinho mergulhado nesse molho, é divino!
7 Polvilhe os pinhões torrados sobre a lasanha e corte em quadrados para servir.
Dica para preparo posterior: Em até dois dias antes do preparo final, faça o recheio de abóbora, deixe-o esfriar e mantenha coberto na geladeira. Faça a camada de queijo, cubra e guarde na geladeira. Quando você estiver preparado(a) para fazer a receita, é só montar de acordo com as instruções.
Dica para congelar: resfrie e congele a abóbora cozida por até uma semana. Deixe descongelar durante à noite (ou por 12h), na geladeira. Quando estiver pronto para usá-la, apenas monte a lasanha de acordo com as instruções dadas nesta receita.
Nayabe Rodrigues contribuiu com a pomba branca.
Tradução: Ana Claudia Oliveira: Formada em Letras/tradutora e intérprete. Nascida em São Vicente e criada em Peruíbe, tem muito orgulho das origens caiçaras. Hoje vive em São Paulo, acostumou-se com as loucuras e a vida agitada da cidade grande.
NIGELLA CHRISTMAS
Autor: LAWSON, NIGELLA
Idioma: INGLES
Editora: HYPERION
Assunto: GASTRONOMIA
ISBN: 1401323367
ISBN-13: 9781401323363
Nenhum comentário:
Postar um comentário