quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Especial Natal: Sobremesa

 

Agora a nova moda é o tal do “Naked Cake”, ou seja, o bolo “pelado” só com um delicioso recheio no meio. Nigella fez este saboroso bolo com um recheio de Tiramisu. E se não achar o licor Tia Maria, substitua por algum outro por exemplo da marca Bolls de Café.

Segue a receita do bolo de chocolate que minha mãe fez para me ajudar. Não achei grãos de café com chocolate, infelizmente. Ah, use grãos comuns para enfeitar e vamos adoçar nosso Natal.

Bolo de chocolate

Ingredientes:

  • 2 copos de requeijão de açúcar
  • 2 copos de requeijão de farinha de trigo
  • natals1
    1 copo americano de óleo
  • 1 copo americano de leite morno
  • 1 copo americano de chocolate em pó
  • 6 ovos claras em neve
  • 1 colher (sopa) de fermento

Modo de Preparo:

Separe o açúcar, a farinha, o chocolate e o fermento numa vasilha à parte. Coloque em seguida o óleo e o leite morno. Numa batedeira, bata as claras em neve e acrescente as gemas. Junte o conteúdo da batedeira na vasilha, mexendo sempre. Coloque em duas formas de 25 cm, untadas e enfarinhadas de fundo removível e deixe em forno preaquecido até ficar pronto (mais ou menos 40 minutos).

Bolo em camadas Tiramisu

O que não falta no mundo é receita de Tiramisu, muitas delas, inclusive criadas por mim.

natals7Comecei essa receita com certo orgulho, partindo da certeza de que o Tiramisu seria o bolo Floresta Negra dos anos 90. Assim vocês podem perceber que o meu preconceito e minha mania de contrariar existem há tempos.

Agora sei que quando as coisas funcionam, bem, elas funcionam. Fico mais feliz ainda em me empenhar nessa regra.

Essa receita é mais difícil de ler do que cozinhar, ou melhor, não cozinhar! É simplesmente montagem. Não leva tanto tempo e nem exige muita paciência: é apenas o número das camadas que faz com que a descrição da receita pareça ser mais complicada.

Não nego sua trivialidade: a receita original, leva o chic ao extremo, baseia-se em savoiardi (um tipo de biscoito), ou biscoito champagne, mergulhados em café e licor, antes de serem montados em um creme “ovoso”com mascarpone e finalizado com uma cobertura de cacau polvilhado.

Vou direto ao ponto, uso um bolo esponjoso de chocolate (tipo um pão de bolo comprado em loja, pois parecem absorver mais licor do que os bolos caseiros, assim você não precisará usar tanto licor). Molhe o bolo com o licor de café antes de cortá-lo, assim ficará mais fácil para fazer fatias mais generosas.

Gostaria de ser o tipo de pessoa que faz o suficiente e que não peca pelo excesso, mas isso jamais será meu caso! Quando fiz essa receita para o aniversário do meu irmão, ele acabou voltando no dia seguinte para comer mais. E é assim que eu gosto! natals5

INGREDIENTES

3 X 350g bolos de chocolate (em fatias)

300 a 400ml licor Tia Maria

1 a 2 colheres de chá de cacau em pó

Grãos de café cobertos de chocolate (opcional)

Para o recheio

2 ovos grandes orgânicos

75g de açúcar refinado

500g mascarpone

250ml de creme de leite

125ml licor Tia Maria

Modo de Preparo

1- Enrole o exterior da forma de 23cm em filme plástico para evitar vazamentos a partir da base. Corte o bolo de chocolate em finas fatias, despeje 300ml de Tia Maria em um prato para que você possa mergulhar as fatias de bolo quando achar necessário.

2- Antes de começar a montar as camadas dos bolos, bata os ovos junto com o açúcar e em seguida bata junto o mascarpone e o creme de leite. Costumo usar batedeira elétrica nesses casos, mas não há necessidade caso você ache que é trabalhoso. Em seguida, adicione aos poucos os 125ml de Tia Maria, assim faremos uma camada cremosa para intercalar com o bolo. natals6

3-Utilize apenas uma fatia de bolo por camada, umedeça no licor antes de começar a montar. As camadas não precisam ser necessariamente grossas, mas sim, próximo da densidade tenro. Espalhe um terço do creme sobre a fatia da primeira camada.

4-Repita mais uma vez o processo de colocar a camada de bolo e cobri-la com o creme. Termine com uma camada de bolo de chocolate que não esteja tão úmida quanto às outras. Reserve o último terço do creme para mais tarde em um recipiente coberto. Pressione o bolo em camadas para baixo e cubra com filme plástico, coloque na geladeira durante a noite ou por até quatro dias.

5- Quando achar que já está pronto para servir, tire o bolo da geladeira, desenforme, coloque--o em um prato ou suporte e espalhe a terceira camada de creme, polvilhe com cacau e sirva.

O bolo é muito úmido para desenformar, mas não deixe que isso o(a) preocupe! Caso queira, pode espalhar grãos de café cobertos de chocolate ao redor do bolo, natals8assim você desvia os olhares críticos da base que talvez possa parecer meio esquisita.

Dica para preparo posterior: Faça o tiramisu, cubra com filme plástico e guarde na geladeira por até quatro dias. Desenforme e termine como indica a receita.

Dica para congelar: Desenforme o tiramisu, cubra com o creme restante, em seguida congele sem cobrir. Assim que estiver sólido, cubra com uma dupla camada de filme plástico e retorne para o congelador por até três meses. Para usar, desembrulhe o tiramisu, coloque em uma travessa e descongele durante a noite na geladeira. Polvilhe com cacau e sirva.

Nayabe Rodrigues contribuiu com Toalha e Quebra-Nozes grande.

Tradução: Ana Claudia Oliveira: Formada em Letras/tradutora e intérprete. Nascida em São Vicente e criada em Peruíbe, tem muito orgulho das origens caiçaras. Hoje vive em São Paulo, acostumou-se com as loucuras e a vida agitada da cidade grande.

christmasNIGELLA CHRISTMAS
Autor: LAWSON, NIGELLA
Idioma: INGLES
Editora: HYPERION
Assunto: GASTRONOMIA
ISBN: 1401323367
ISBN-13: 9781401323363

Nenhum comentário: