sábado, 28 de junho de 2008

Sopa do Último Metro


Lembra o filme do Truffaut com Catherine Deneuve e Gerard Depardieu que conta sobre um judeu escondido no porão de um teatro durante a 2° Guerra? Pois é... Esta sopa me lembra muito este filme...
Esta receita é de uma tcheca amiga da minha mãe. Ela se chamava Dona Tereza, morava em Caraguatatuba e tinha um restaurante e uma doceria... Quando eu era pequena endividivada meu pai so de passar na porta e tinha que comprar um docinho... Dona Tereza era casada com Seu Hugo, e segundo ele contou para minha mãe que esta senhora escondia judeus. Na verdade na versão original não sei o que substituia o caldo de carne. Podia ser carcaças de carnes, gorduras.

Sopa da Dona Tereza


  • 1 1/2 litro de água com 2 tabletes de caldo de carne
  • Manteiga
  • Farinha de Trigo
  • 1 ovo por pessoa
  • salsinha
Modo de Preparo:
Ferva a água com o caldo de carne. Reserve. Numa panela, cozinhe a manteiga na farinha. Coloque o caldo de carne e espere dar uma leve engrossada. Assim que ferver, os ovos já levemente mexidos com um garfo (nunca como omelete, só a gema rasgada), coloque na panela. Teste o sal e por fim coloque salsinha!!!

Esta receita é muito boa para estes dias friozinhos e melhor ainda para acompanhar a recessão do governo Lula!!!

Nenhum comentário: