quarta-feira, 25 de junho de 2008

Cerridwen - A Senhora do Caldeirão



Vcs cozinheiros de fim de semana, chefs e sub chefs... Esta é para vcs... Sabe quem vcs veneram qdo fazem uma comida com todo capricho? Isso mesmo a Deusa Celta da Morte e Renascimento!! Cerridwen... Vou colocar aqui a historinha dela:
Deusa da Natureza, da morte, fertilidade, inspiração, magia, astrologia, ervas, ciência, poesia, feitiços e conhecimento, sua imagem está relacionado ao caldeirão.
Na mitologia galesa, deusa da escuridão e dos poderes proféticos. Ela é a guardiã do caldeirão do submundo, no qual a inspiração e o conhecimento divino são fermentados.
Cerridwen, a porca branca (as comparações aos animais não tem de maneira alguma uma finalidade ofensiva), e reverenciada em Avalon como a Deusa Anciã - Ela que é a escuridão da Lua, cujo caldeirão devemos adentrar para renascer. Ela é a lavadeira no rio, a feiticeira, a Cailleach, aqueles que não a entendem, temem-na, ainda que o grande Bardo Taliesin recebeu seu dom, entretanto, em um período de testes desse aspecto da Deusa.
Certa vez, um jovem servo chamado Gwion roubou três gotas de uma poção que Cerridwen estava preparando para seu filho Avagdu. Com essa poção, obtinha-se otdo o conhecimento, e sabendo que ela iria puni-lo, ele fugiu da furiosa Deusa.
Uma perseguição repleta de mudanças de forma teve inicio, até que finalmente Gwion, na forma de um grão, se escondeu no chão na dispensa. Cerridwen transformou-se em uma galinha e comeu o grão consumido por sua vez Gwion. Nove meses depois, Taliesin, o Bardo, emegiu de seu útero, e Ela jogou-o no mar em Samhain, onde ele foi encontrado numa rede de pescar.
Blog Contos e Lendas
Uma vez errando numa receita chamei ela de canto.. De repente, ponto, textura e hora de apagar o fogo vieram como mágica!!!
Como minha erva mágica é noz-moscada que tomei conhecimento na casa da minha avó.. Sempre é mais facil usando ela...
Ela tem um lado cruel dos cozinheiros qdo vc mata um ser para fazer refeição.. Mais qdo vc esta la mexendo com o fogo... Ela é doce e generosa!!!

Nenhum comentário: