sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Escritores da Liberdade

obocfreedomwriters Aproveitando o gancho “mulheres guerreiras”, vi há pouco tempo um filme baseado em fatos reais da professora Erin Gruwell (Hillary Swank), que larga um emprego sem estímulos e vai lecionar em Wilson. Rejeitada tanto pela diretoria quanto pelos alunos, Gruwell  usa a inteligência e garra como saída. Primeiro une os alunos com um jogo de dar um passo à frente se passou por alguma situação, assim a professora mostra que não importa se você é latino, cambojano ou negro, todos estão em situação de igualdade, pois já passaram mais ou menos pelas mesmas coisas.

Em seguida faz sua jogada de mestre dando a cada aluno um diário, onde não importa a forma que será escrito, desde que escrevessem todo dia. E ela só leria se o aluno quisesse deixando num armário que será trancado todo dia. Em seguida leva os alunos num museu do Holocausto e mostra que há uma ligação com a historia de Anne Frank com o dia a dia deles.

freedomwriterspicSem apoio financeiro da escola, Swank arruma um emprego como vendedora de lingerie para dar os livros necessários para a classe e outro como recepcionista de um hotel para as excursões da classe.

Tanto empenho dá frutos como o aluno mais rebelde dar o braço para Miep Gies, mulher que abrigou a família Frank numa reunião em que os alunos levantam fundos para trazê-la aos EUA, mais também ela paga um preço por sua ousadia, pois seu marido Scott (Patrick Dempsey) se ressente e sente abandonado.

Um filme que todo professor devia ver e aprender que quando se tem força de vontade sempre haverá uma saída para sua situação.

Um comentário:

Benhur disse...

Já assisti esse filme e realmente ele é muito bom. Se a maioria dos professores tivessem a força de vontade que esssa professora tinha pra mudar os alunos, acho que os próprios alunos teriam mais desejo de melhorar o desempenho no colégio.