sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Confit de Pato a Stratford-upon-Avon

Ontem conversando com minha mãe falei animada das personalidades multi facetadas dos personagens de Shakespeare, como a magnífica cena em que Gertrudes descreve a morte de Ofélia.

“A RAINHA — Um salgueiro reflete na ribeira cristalina sua copa acinzentada. Para aí foi Ofélia sobraçando grinaldas esquisitas de rainúnculas, margaridas, urtigas e de flores de púrpura, alongadas, Ophelia a que os nossos campônios chamam nome bem grosseiro, e as nossas jovens “dedos de defunto”. Ao tentar pendurar suas coroas nos galhos inclinados, um dos ramos invejosos quebrou, lançando na água chorosa seus troféus de erva e a ela própria. Seus vestidos se abriram, sustentando-a por algum tempo, qual a uma sereia, enquanto ela cantava antigos trechos, sem revelar consciência da desgraça, como criatura ali nascida e feita para aquele elemento. Muito tempo, porém, não demorou, sem que os vestidos se tornassem pesados de tanta água e que de seus cantares arrancassem a infeliz para a morte lamacenta.”

Hamlet ATO IV Cena VII

Pois quando Gertrudes fala dessa morte doce, tem duas versões: uma é a versão verdadeira e a segunda que Gertrudes mente sobre a morte, por ser suicídio o padre não aceitaria enterrar Ofélia nos padrões cristãos.

O grande Bardo nos dá intensidade sejam quais forem os personagens seja num Hamlet sedento por vingança, numa Rainha das Fadas apaixonada por um burro, uma Megera não tão indomável assim. Sempre brinco que rapazes tem uma fase Hamlet, ou seja, eles questionam o mundo e nos enlouquecem.

E com estas imagens na cabeça, mais um Confit de Pato a Romeu e Julieta do Restaurante Marakuthai que serviu de inspiração aqui vai a receita.

Confit de Pato a Stratford-upon-Avon

Ingredientes:

· 4 peitos de pato

· Goiabadapato a shakespeare2

· Queijo (melhor se for camembert ou brie)

· Vinho do Porto

· Sal e Pimenta moída na hora

Molho:

· Queijo (mesmo do recheio)

· Vinho Branco

· Creme de Leite

· Sal e Pimenta moída na hora

Modo de Preparo:

Limpe o peito de pato, corte ao meio e coloque goiabada e queijo fechando com palito de dente. Corte a pele com losangos e tempere com sal, pimenta e vinho do porto deixando na geladeira no mínimo por 1 hora.

Numa assadeira coloque os peitos forrados com papel alumínio no fogo a 110 º C por mais ou menos 2 horas.

Molho:

Derreta o queijo no vinho, tempere e em seguida coloque o creme de leite. Sirva com o molho junto.

E festeje os nuances da vida afinal é feito de som e fúria.

Nenhum comentário: