quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Sem Segredos - Aprecie o vinho e tenha mais prazer

Quem me conhece um pouquinho sabe que sou uma “sommelier autista”, ou seja, minha apreciação vai de “gosto de Riesling” até “Cabernet Sauvignon combina com carne, né?”.

LRSE-SSEGb E tentando principalmente juntar minhas informações e transformar numa unidade lógica. Comecei a ler o livro “Sem Segredos - Aprecie o vinho e tenha mais prazer” de Matt Skinner, um australiano que em 2002 ajudou Jamie Oliver a ensinar seus estudantes do Fifteen a entender do assunto. Com linguagem atual e engraçada. Você começa a perceber como o mundo do vinho funciona. O livro é dividido em fundamentos, a uva, história, ferramentas e como provar, plantação e safra, produção e atlas onde entendemos como funciona o velho e o novo mundo do vinho.

Matt explica que a uva que é para vinho é somente a Vitis vinífera, e qual o terreno melhor para esta uva, ou seja, terrenos ruins pois assim o vinhedo lutará e o vinho será melhor. Fala que nossas ferramentas para degustar são atitude, orelhas, nariz, boca e olhos. Fala dos tipos de vinho dividido em tinto e brancos, dividido em 3 partes, leves, nem leves e nem pesados e vinhos com muito tanino são descritos que “não são para tímidos”. Skinner com um linguajar descompromissado nos fala por exemplo do Nebbiollo é o Al Pacino e sua uva favorita a Sangiovese é então um Robert De Niro das uvas.

Confesso que na parte da produção me perdi um pouco, pois em algumas partes como fazer espumantes me confundi nas idas eTAA-DE~1 vindas da fermentação. Finalmente na explicação regional e como funciona o Mondo Vino, entendemos por que as coisas são como são. Já começa falando da Itália, passando pela França, entendemos que o vinho Americano deu uma boa parada com a Lei Seca e Chile com seu terreno alto faz que a uva seja tão especial. E o surgimento do pasmem Vinho Chinês que está começando.

Terminamos com terminologias do mundo etílico como a explicação do Termo Equilíbrio e ele compara com um professor desafiado cantando e o bom vinho tem que ter fruta, carvalho, ácido e tanino todos harmoniosos.

Amigos leigos esta pode ser a solução para tentarmos conversar de igual a igual com sommeliers.

Sem Segredos - Aprecie o vinho e tenha mais prazer

Editora: Larousse do Brasil
Autor: MATT SKINNER
ISBN: 9788576353300
Origem: Nacional
Ano: 2008

Nenhum comentário: