quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Honrando Deméter

Como foi falado no post anterior, na bronca precisava me conectar com a Grande Deusa Mãe Deméter, aquela que acolhe e cura.

DemeterMaples Deméter, filha de Réia e Cronos, deusa das colheitas e estações do ano. Com Zeus teve sua filha Perséfone, que quando foi raptada, em ato de revolta fez a população passar fome até que sua cria voltasse. Zeus então entrou num acordo com o raptor Hades, Deus dos Mortos, Perséfone voltaria nas estações Verão e Primavera e quando ela estivesse com seu amado a terra teria o Inverno e o Outono.

Quando me conectei com esta Deusa de fartura, ela apenas pediu que sua comida tivesse coloração amarela lembrando trigo. A solução foi fazer um clássico Risoto Milanês, com açafrão e em vez de vinho, evaporar o grão com cerveja. Em seguida um Confit de Pato, com água de flores e tempero italiano. Então a comida foi inspirada numa visão bucólica: um trigal rodeado por um laguinho com patos.

Confit de Pato com Flores e Risoto Milanês para Deméter

Ingredientes:

Pato:

· 4 peitos de pato023_picnik

· Tempero italiano (manjericão, alecrim)

· Água de flores

· Mel

· Sal e pimenta moída na hora

Risoto Milanês:

· 1 ½ xícara arroz arbóreo

· Cebola picada

· Cerveja

· Açafrão liquido

· Queijo ralado

Caldo:

· Cebola

· Cenoura

· Tempero italiano

Preparo:

Pato: Corte os peitos em diagonal e tempere com água de flores, mel, tempero italiano, sal e pimenta. Coloque numa assadeira muito pequena com alumínio a forno por 180º C por 1 hora cada lado no mínimo.

Risoto:

Caldo: Pegue uma metade de cebola e de cenoura e frite com azeite até dourar, coloque o tempero italiano e em seguida água. Quando a água borbulhar cubra o risoto.

Risoto: Frite a cebola em seguida coloque o arroz. Quando este fritar coloque o açafrão e a cerveja. Cubra com o caldo até ficar al dente. Sirva com queijo.