domingo, 29 de janeiro de 2012

As receitas amorosas de uma feiticeira | O diário mágico de Brigitte Bulard-Cordeau

Quem sabe o conteúdo deste blog, sabe que algumas receitas  apresentadas são chamadas de culinária pagã. Ou seja, uma culinária intuitiva usando a sabedoria da vovó e uma comida para o espírito.

A Senac com a Editora Boccato traduziram Les recettes amoureuses d'une sorcière de Brigitte Bulard Cordeau, conhecida por seus livros infantojuvenis e sobre animais.

As receitas às vezes são difíceis de serem adaptadas, principalmente para quem mora na grande São Paulo, por usarem prímulas, rosas, Agar-agar. Por isso, fui testar o macarrão mais fácil que continha linguiças e lulas. A receita, como vocês verão, pedia cominho e tomilho que substitui por manjericão (um congelado que minha mãe mantém no freezer) e a cebola pela cebola roxa.

E lá foi a bruxa para a cozinha. Fazendo o prato você entende a rigidez da autora, sente cheiros e sensações no momento de cozinhar. E sim, acho que não tem problema nenhum adaptar desde que respeite a mágica da autora. Sentimos ondinas, Anfitrite (esposa de Netuno), Aine (Deusa Irlandesa da terra e do sol). Para quem faz cozinha mágica fica a dica. Use a intuição, porém, nunca deixe de criar em cima das receitas principalmente se algum ingrediente ficar muito complicado de conseguir.

Macarrão entre a terra e o mar

Compra e colheitas

Para 6 pessoas

500 g de massa fresca (macarrão)

500 g de lula limpa (das pequenas)

150 g de linguiça

1 pimentão006

200 ml de vinho tinto

1 cebola

1 chalota

1 pitada de cominho em pó

1 raminho de tomilho

Alguns talos de salsa

2 colheres (de sopa) de azeite de oliva

Sal grosso, pimenta

No caldeirão! Corte as linguiças em rodelas. Limpe a lula e corte em anéis. Descasque a cebola e a chalota, corte-as em cubos. Lave o pimentão, retire o caule, as sementes e corte-o em fatias. Lave e pique a salsa. Aqueça o óleo em uma frigideira. Ponha a cebola e a chalota, refogue em fogo baixo por 5 minutos, em seguida, adicione o pimentão, a linguiça e cozinhe por 5 minutos. Adicione o cominho, o tomilho, as lulas e cozinhe por mais 5 minutos. Em uma outra panela, cozinhe o macarrão em água fervente salgada por 4 minutos. Escorra e o mantenha quente. Despeje o vinho na frigideira e reduza o conteúdo por 5 minutos. Transfira o macarrão para uma bela travessa, adicione o preparo com as lulas, apimente e polvilhe com salsa picada.

De olho no relógio

Preparo: 20 min.

Cozimento: 20 min.

Tempo total: 40 min.

RECEITAS AMOROSAS DE UMA FEITICEIRA, AS

Autor: BULARD-CORDEAU, BRIGITTE

Editora: SENAC SAO PAULO

Nenhum comentário: