quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Saudosa Maloca

 

Uma Paulista Chamada Avenida

“Ou é uma menina chamada Paulista? Isso, uma garota tão confusa, agitada, que brilha nas retinas dos paulistas, dos ecolás  aos arigatôs. Uma avenida tão dialética que, na hora do rush, as pessoas que vão a pé andam mais rápido do que as que vão de rodas. Homens, mulheres e minorias andam sobre seu ventre moreno, cospem em seus poros e excitam seu corpo exposto, faça chuva, faça sol.”

Trecho de Feliz Ano Velho de Marcelo Rubens Paiva

 

Assim é minha amiga a Avenida Paulista, um pedacinho desta cidade imensa tão grande e tão pequena. Tãosp2 Nova Yorque e tão cidadezinha do interior. Lugar de restaurantes refinados com grandes chefs como Alex Atala, Helena Rizzo mais também nossa comida de rua é autêntica e deliciosa como nossos yakissobas e hot dogs. Vários bairros homenageam várias etnias e viva a diferença. Só nesta cidade tem um Restaurante Grego que te leva na Grécia. A dignidade de luta de pessoas que levantam de manhã e quase invisíveis tornam esta cidade o que é.

Cidade de imigrantes: italianos, japoneses, libaneses, turcos, portugueses. Mistura de culturas, tradições, religiões. Cidade não tão bonita, muito menos organizada. Esta é uma jovem senhora com história de donos de fazenda de cafés, fábricas, cinqüentões e revolucionários.

sao pauloHoje comemorei dignamente fui no Mercadão comer uma Costelinha com Polenta acompanhada de Chopp. No Mercadão cantamos Parabéns, teve Escola de Samba. Só senti saudades de alguma música do Adoniran.

Em sua homenagem fiz uma singela receitinha de Lasanha com Molho de Calabresa, Queijo Camembert e Prato e um Molho Branco com Mascarpone, representando seus imigrantes.

Lasanha a Terra da Garoa

Ingredientes:

· 1 pacote de lasanha pronta

· Queijo prato e ou camembert

Molho de Calabresa: 

· ½ cebola picada011

· Lingüiça calabresa apimentada em rodelas

· Vinho tinto

· 1 lata de extrato de tomate elefante

· 1 medida de leite

· 2 medidas de água

· Sal

· ½ caldo de frango

Molho Bechamel:

· 1 colher sopa de manteiga

· 1 colher sopa de farinha

· ¾ xícara de leite

· Sal

· 1 colher de mascarpone (opcional)

Modo de Preparo:

Molho de Calabresa:

Cozinhar a cebola, em seguida colocar as lingüiças até ficarem rosadas. Acrescentar o extrato de tomate, o caldo, o sal e o vinho até evaporar. Colocar o leite e a água e deixar com a panela semi-tampada aproximadamente por 45 minutos ou até o molho engrossar.

Molho Bechamel:

Cozinhar a farinha na manteiga, acrescentar sal e colocar o leite até engrossar. Adicione o mascarpone.

Montagem:

Coloque o molho de calabresa, lasanha, queijos, lasanha até cobrir por ultimo com o molho bechamel. Coloque queijo ralado. Deixe no forno a 180º C por 1 hora coberta com papel alumínio. Tire o papel e espere gratinar. Sirva quente.

Nenhum comentário: