terça-feira, 11 de março de 2014

BOLOS DE ANIVERSÁRIO

 

Quem diria que eu e Vanessa de Faria comemoramos um ano de parceria neste blog que você está lendo? Lembro-me até hoje quando ela chegou a primeira vez em casa, enquanto que estava enlouquecida preparava o Gefilte Fish oriental  do livro “Cozinha Judaica da Maria”. De um lado, eu com uma panela gigante testando uma receita desconhecida para mim, de outro, Vanessa tirava fotos do making off. Atualmente, superamigas e confidentes repartimos além de fotos, alguns pratos e copos e o amor pela culinária. Falamos a mesma língua. Vamos às compras juntas na Dragonetti. E é por esta parceria onde juntamos ideias e ideais que preparamos um bolo para comemorar nosso um ano de parceria.

Escolhemos o livro “Bolos de Aniversário”, de Fiona Cairns. Como há muitas receitas com muita pasta americana, decidimos simplificar e cozinhar mais um “bolo honesto”, ou seja, para você fazer em casa! E nada melhor que um bom bolo de mel, que segundo a Vanessa, é um onde acontece poucos erros. Brindamos com espumante! E como diria a irônica Dorothy Parker: “Três coisas das quais nunca terei: inveja, contentamento e champanhe suficiente”. E eu ainda coloria amigos de verdade.

boloniver

Bolo Néctar

Bolo de Mel

Rendimento: 12 Porções

Bolo

· 200 g de manteiga sem sal em cubos, mais um pouco para untar.

· 350 g de farinha de trigo com fermento peneirada

· 1 colher (chá) de sal

· 3 colheres (chá) de gengibre em pó

· 340 g de mel de flores silvestres líquido

· 220 g de açúcar mascavo claro

· 4 ovos ligeiramente batidos

· 2 bananas maduras amassadas

Buttercream de Mel

· 300 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

· 200 g de açúcar de confeiteiro

· 3 colheres (sopa) de mel de flores silvestres líquidos

Bolo

Preaqueça o forno a 170 ºC. Unte com manteiga levemente duas formas fundas e redondas de 15 cm e forre com papel-manteiga. Passe um colarinho de papel craft em volta das formas e amarre com um barbante para proteger os bolos. Peneire a farinha, o sal e o gengibre em uma tigela grande. Em uma panela, derreta a manteiga, o mel e o açúcar em 2 colheres (sopa) de água. Deixe esfriar um pouco. Acrescente os ovos, a banana amassada e a mistura de mel à mistura de farinha e mexa até ficar homogêneo. Divida entre as formas e asse por 45-50 minutos, até o palito no centro sair limpo.

Para o buttercream de mel, bata a manteiga e o açúcar no mínimo por 5 minutos na batedeira (ou no mixer), acrescente o mel devagar e misture. Divida cada bolo na horizontal. Faça camadas com o bolo e o buttercream. A parte de cima deve ficar plana. Espalhe o restante do buttercream no topo e na lateral.

Vanessa pela primeira vez fez com a pasta americana a gente sendo representada: ela é a câmera eu sou a colher de pau.

Avaliação da Receita: Usei uma simples forma de fundo falso de 20 cm apenas untada e com farinha. Cortei o bolo em dois e pus o recheio. Tanto o bolo como o buttercream estavam gostosos!

bolosBOLOS DE ANIVERSARIO
Autor: CAIRNS, FIONA
Idioma: PORTUGUES
Editora: PUBLIFOLHA EDITORA
Assunto: CULINÁRIA - DOCES E SOBREMESAS
ISBN: 8579143322
ISBN-13: 9788579143328