quinta-feira, 30 de abril de 2009

Fantástica Cozinha Thai



Neste domingo último, fui convidada a experimentar os sabores e cheiros da cozinha tailandesa. Marquei uma aula personalizada no Mesa Thai. O Chef Daniel foi logo explicando por que em lugares quentes sempre as comidas tem muita pimenta e açúcar.
Por que a muito tempo para não apodecrer os alimentos estes ingredientes eram usados. E para amenizar os sabores ai sim os tailandeses colocam leite de coco.
Já na pratica, tive que cortar com uma faca japonesa e tem um truquezinho da falange do dedo médio servindo de apoio para a faca e ai deslizando sobre o alimento. Depois de uns 3 pitos finalmente cortei direitinho. E mexer com massa de Wan Tan então? Detalhe: esta massa é mais fina que massa de gyosa ou rolinho primavera.
E lá fomos nós fazer Frango ao Curry, numa panela colocarmos uma pasta base (com alho, erva cidreira, raiz de coentro) e pasta de curry, misturamos bem e em seguida leite de coco. Estará pronto quando sair um óleo avermelhado do curry, ai colocamos mais leite de coco, açúcar, amendoim, frango cru e abacaxi. Decoramos os bowls com leite de coco em espiral. E pronto!
E em meio a panelas quentes, facas, cheiros ouviamos Daniel contando desde suas aventuras na Tailandia até problemas simples como administrar uma cozinha e seus cozinheiros.
Eu só posso dizer que o medo se transformou em adrenalina. E não vejo a hora de colocar em prática tudo que aprendi "ou pelo eu acho que aprendi" e fazer o delicioso ao Frango ao Curry com utilizando a famosa faca que usamos no curso. Faca esta comprada no dia seguinte na Liberdade por um preço camarada.
E viciei nesta sensação e quero mais vezes, esta magia de pegar seus problemas: cortar, fritar, assar e por fim colocar numa bowl e decorar com broto de bambu, manjericão tailandês, pimentas verde e vermelha e ver como tudo mudou e pode mudar!!!
Ah! Outra coisa nunca peçam hashi (o comum pauzinho) num Restaurante Thai use só garfo e colher para não cometer uma gafe regional!!!

4 comentários:

♥ Cinthia ♥ disse...

Uhummmmmmmmmmm,muito bom em,e parabéns pelo seu blog.Beijos minha linda...

kilder disse...

gostei...muita informação e bom gosto no seu blog!!!! t+

CAMILA de Araujo disse...

Obrigado pela visita!
Sucesso pro blog...

www.conto-um-conto.blogspot.com

Doze disse...

Coincidência absurda, não?

Vou mostrar as fotos depois de segunda. x]