quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

As Deliciosas Férias de Beatriz – Viagens pelo Sul do Brasil

Depois de fazer o maravilhoso livro de culinária prática “Juju na Cozinha de Carlota”, Carla Pernambuco agora ensinará sobre a cultura gastronômica em cinco livros.

O primeiro deles, não por acaso, é sobre o Sul do Brasil, pois Carla nasceu em Porto Alegre. No livro, ferias de beatrizseu alter ego é Beatriz, uma menina de 8 anos que tem um cachorrinho chamado Paçoca. O livro é dividido em duas partes: a primeira “Férias de Inverno” e entre as receitas traz Torta de Morango, Xixo (Espetinhos Gaúchos) e Arroz Carreteiro e a segunda, “Férias de Verão” entre as receitas apresenta o PF da Praia, Cuca de Banana, Strudel da Horta e Bureka (uma ótima receita Ucraniana).

A própria Carla diz que o livro não será tão fácil de levar as crianças para a cozinha, pois as receitas apresentam uma dificuldade maior que os livros anteriores e é preciso a supervisão de um adulto.

Bom, depois de ler a historinha de Beatriz com Tia Floriana, Prima Patrícia, Vô Ivan, vi que em casa tinha batata, massa folhada e cebola. Me empolguei e fui testar a Bureka, feita em Morretes pela Vó Olenca, avó de Júlia.

Bureka

20 unidades

Ingredientes:

· 400 g de massa folhada

· 1 batata grande cozida a espremida

· 2 colheres de sopa de queijo parmesãobureka

· 1 colher de sopa de manteiga

· 1 ovo levemente batido

· ½ cebola grande cortada finamente em meia lua

· 2 colheres de sopa de azeite

· Noz moscada

· 1 fio de óleo para untar

· Sal e gergelim

Modo de preparo:

Refogue a cebola no azeite até dourar. Numa tigela, misture as batatas, o queijo, a manteiga, metade do ovo batido, o sal, a noz moscada e a cebola. Corte a massa em círculos de 5 cm de diâmetro. No centro, coloque uma colher de chá do recheio de sua preferência, sobreponha com outro circulo e utilize água para grudar as bordas. Acomode as burekas numa assadeira e pincele com o restante do ovo. Polvilhe com gergelim e leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos.

Foi muito gostoso. Pois em meio as história você tem uma receitinha ou outra que você pode brincar na cozinha.

Nenhum comentário: