quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Dupla Falta

“- Sou antiquada. Ainda sou obcecada pela última geração. Connors. Navratilova.

- Ela chora – ele se desesperou

- E daí se ela tem vontade de chorar? Aposto que você gosta do Sampras.

- Quem não gosta? – Eric deu de ombros – Os golpes dele são impecáveis.

- Ele é um robô – Willy fez cara feia – Sou muito mais o McEnroe e um ataque de raiva de verdade de vez em quando. John mostrou ao mundo o que é tênis: paixão.

- Tênis é controle – discordou Eric.

- Tênis é tudo – Willy declarou com emoção.”

dupla-falta_capa_WEB (1) Este é o primeiro jantar “romântico” do casal de tenistas Eric e Willy do novo livro da sempre cirúrgica Lionel Shriver. Famosa escritora de “Precisamos Falar sobre Kevin”. Uma autora que sabe tecer o mundo feminino como ninguém, questiona casamento, gravidez, filhos e divisão de atividades no casamento da mulher moderna.

Dupla Falta começa num jogo de tênis quando Willy se desconcentra ao conhecer Eric. Ele, um rapaz rico, formado em matemática em Princeton, ela, filha de um escritor fracassado, que teve que se sustentar para viver do tênis e graças ao treinador Max conseguiu um pouco de estabilidade.

Quando começa o livro Willy esta no ranking no número 365 e Eric 972. E por incrível que pareça estes números para um casal de tenistas faz diferença, pois muda as viagens, como eles se encontram e até como influi numa relação. No caso da competitiva Willy muda até seu amor pelo marido. A relação que começa com doçura e Eric instruindo a mulher a ser mais racional e menos emotiva nas quadras chega a beira de agressão física com nossa protagonista quase cegando o prodígio do tênis por agora seu treinador ser de Eric a abandonar.

Como boa crítica social que é Lionel consegue falar de vários caminhos que nossa protagonista poderia tomar como ter filhos e ficar torcendo pelo marido ou virar uma histérica bêbada. Quando Eric que está no mesmo patamar que Willy sofre uma grande lesão e começa a decair no ranking enquanto isso ele ganha de um Top 10 e vai para o ranking 200. Ela luta para voltar a forma antiga mais não consegue. Até chegar num ponto delicado que ela se vê grávida. Não, não é um romance de Nora Roberts. Portanto nossa tenista achará outra saída. Toda mulher deveria ler.

Como Willy Novinsky fala para o funcionário do parque.

“-Você sabia – Willy puxou conversa – que a maioria dos tenistas profissionais é infeliz?”

Dupla Falta

Autor: Lionel Shriver

Editora: Intrínseca

ISBN: 9788580570557

Publicação: 2011

Páginas: 368

Nenhum comentário: