sábado, 17 de março de 2012

100 MELHORES E TRADICIONAIS TAPAS

A Editora DCL fez uma bela coleção de livros de receitas práticas, traduzidas da Parragon.  Eu testei um tema por si só divertido Tapas. Para quem não sabe vou contar um pouquinho sobre estes aperitivos originários da Espanha.

Tapas em espanhol significa tampa. Quando donos de estalagem andaluza começaram a usar uma fatia de pão para tampar os copos de vinho e de xerez servidos aos cavaleiros viajantes para espantar as moscas. Algum tempo depois foram adicionadas fatias de presunto e queijo. Existem várias categorias de Tapas a mais simples cosas de picar, os conhecidos acepipes. Os pinchos são servidos em espetinhos de madeiras chamados banderilhas, que se assemelham aos dardos usados nas touradas. Carzuelas, tapas quentes servidas em pequenas tigelas de barro esmaltadas com molho, exemplo típicos são Fígado de Frango com Molho de Xerez e Camarão Picante.

Os bares de Tapas são conhecidas como Tascas. São 355113796_42202da80e_scanna283lugares democráticos onde tanto industriais como trabalhadores rurais freqüentam. Geralmente o cardápio do dia é exposto num quadro-negro. A peregrinação de bares de Tapas são chamados tapeo, consiste em ir num bar bebericar e petiscar com amigos indo para a próxima Tasca.

As Tascas são principalmente encontradas em Sevilha e outras cidades de Andaluzia como Granada, Cardiz e Córdoba além de Madri e San Sebástian. Esta última mudando completamente as nomeações onde a peregrinação  é chamada txikiteo e as tapas pintxas. Onde todos os tapas são parecidos com os pinchos pois até a tortilha é servida no pão espetado no palito mantendo os dois ingredientes juntos.

Eu testei o que já tinha experimentado e aprovado na Adega Santiago os apetitosos Croquetes de Presunto Serrano aliás os que comi lá tinham presunto e espinafre. E aqui vai uma dica não salgue, o presunto salgará naturalmente. E se for salgar coloque na farinha por que a massa é muito dura e não misturará direito. E não pus alho por que prefiro a cebola sozinha. Aqui vai a receitinha:

Croquetes de Presunto Serrano

Serve 4 como parte de uma refeição de tapas

Ingredientes:

· 4 colheres de sopa de azeite de oliva espanhol

· 1 cebola pequena, bem picada.  009

· 1 dente de alho espremido

· 4 colheres de sopa de farinha de trigo

· 200 gr de presunto serrano ou presunto cozido, em um único pedaço, cortado em cubinhos

· 1 pitada de páprica espanhola defumada doce ou picante 

· Sal

· 1 ovo

· 1 xícara de farelo de pão amanhecido ou farinha de rosca

· Óleo de girassol para fritar

Modo de Preparo:

Aqueça o azeite em uma panela, junte a cebola e frite, em fogo médio por 5 minutos, ou até ficar macia. Junte o alho e frite por mais 30 segundos. Acrescente a farinha de trigo por 1 minuto mexendo sempre.

Retire do fogo e adicione o leite, mexendo bem até obter um creme liso. Retorne a panela em fogo baixo até que creme ferva e engrosse.

Retire do fogo e adicione o presunto e a páprica. Transfira para uma travessa rasa e deixe esfriar um pouco. Cubra e leve a geladeira por pelo menos 2 horas, ou de um dia para outro.

Faça croquetinhos, passando a massa no ovo e em seguido nos farelos de pão. Coloque numa travessa rasa e leve a geladeira por pelo menos 1 hora.

Coloque o óleo numa panela funda e aqueça a temperatura180-190º C. Adicione os croquetes e frite por 5 minutos ou até dourar. Tire o excesso de óleo em papel toalha. Sirva quente acompanhado de molho aioli.

100 MELHORES E TRADICIONAIS TAPAS

tapas Autor: Parragon Books

Assunto: Culinária

ISBN: 9788536811314

Idioma: Português

1ª edição 2011

BROCHURA | 224 PÁGINAS | 16X20CM

Nenhum comentário: